Atlas morfológico da coloração de Gram em microbiologia

Por Brunno Câmara - terça-feira, fevereiro 10, 2026

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.


A coloração de Gram é uma técnica de coloração clássica da microbiologia usada para diferenciar bactérias com base na estrutura da parede celular.

Após a aplicação sequencial de corantes (cristal violeta, lugol, álcool/acetona e safranina), as bactérias são classificadas em dois grandes grupos:

  • Gram-positivas: permanecem roxas, pois possuem camada espessa de peptidioglicano.
  • Gram-negativas: ficam rosadas/vermelhas, devido à camada fina de peptidioglicano e presença de membrana externa.

Importância da coloração de Gram para o biomédico

Na microbiologia, essa técnica é fundamental porque orienta o diagnóstico inicial, permitindo uma identificação rápida da classe de bactéria presente na amostra clínica.

Num primeiro momento, enquanto a identificação da espécie/gênero da bactéria ainda está em andamento, a coloração auxilia na escolha do tratamento pois muitos antibióticos têm ação diferente sobre bactérias Gram-positivas e Gram-negativas.

Direciona o raciocínio microbiológico para a escolha dos testes de identificação e confirmatórios que serão utilizados.

Atlas de imagens











Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico responsável técnico e gestor da qualidade no Laboratório Clínico do HC-UFG/Ebserh, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do HC-UFG/Ebserh. Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro. Tutor da residência multiprofissional de Biomedicina do HC-UFG/Ebserh. Criador do blog Biomedicina Padrão.
| Contato: @biomedicinapadrao |