Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

A primeira corrida de células do mundo

domingo, dezembro 11, 2011 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

 corrida de células

Em uma competição de mobilidade microscópica, uma linhagem de células-tronco de medula óssea oriunda de Singapura ganhou de dezenas de competidores para reivindicar o título de Célula Rastejante mais Rápida do Mundo. Elas correram através de uma placa de Petri com a velocidade vertiginosa de 5,2 microns por minuto – ou 0,000000312 Km por hora.

Os resultados dessa corrida foram anunciados no dia 3 de dezembro na reunião anual da Sociedade Americana de Biologia Celular em Denver, Colorado. Os organizadores declararam que a competição foi um sucesso: “50 laboratórios participantes de todas as partes do mundo! 70 linhagens de células registradas na competição! Sem um único dólar para financiar o projeto!” disse Manuel Théry do Institut de Recherche en Technologies et Sciences pour le Vivant (iRTSV) em Grenoble, França.


Atrás de toda a diversão há um sério objetivo: observar como as células se movem. Ultimamente, a migração celular faz com que embriões e órgãos se desenvolvam e permite a disseminação do câncer. A competição fornece a primeira referência de como os vários tipos de células migram nas mesmas condições. Por exemplo, células-tronco e células cancerosas parecem ser mais rápidas do que suas formas maduras e normais.

Sabe qual foi a chave para a vitória? Evitar mudanças na direção, disse Théry. Células que iam e voltavam ao longo da pista demoraram mais para concluir.

Observação: Apenas células que “rastejam” em vez de “nadar” participaram da competição. A maioria dos espermatozoides, por exemplo, se moveriam mais rápido do que as competidoras.

 

World's first cell race no small affair. Nature.com <migre.me/76NHF>

Brunno Câmara Biomédico

Biomédico, CRBM-GO 5596. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).