Tendências para o mercado laboratorial

Por Brunno Câmara - terça-feira, maio 29, 2012


Curta nossa página ↓

Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Hoje em dia, o mercado laboratorial é fragmentado e formado em maior parte por micro e pequenas empresas. Mas as tendências mostram que essas empresas têm um grande potencial para crescer e até concorrer com os grandes laboratórios. Essas tendências foram anunciadas no 6º Congresso Brasileiro de Gestão em Laboratórios Clínicos.

De acordo com o diretor da World Invest, Ivo Tolesano Júnior, haverá um crescimento sustentado, possibilitando a consolidação de grupos de médio e grande porte e estimulando a concorrência.

De acordo com ele, o Brasil encontra-se em uma posição intermediária, nos índices de qualidade, em relação aos mercados externos. “Temos um setor fragmentado e competitivo em relação à Austrália, Chile e Estados Unidos. Mas temos grande potencial de crescimento neste setor”.

Para que isso seja alcançado, é necessário que o Brasil acompanhe as tendências mundiais. Para ele, o desenvolvimento do diagnóstico por imagem, junto às tecnologias para a realização de análises clínicas são questões ligadas ao futuro da medicina laboratorial que já podem ser encontradas no País.

Esses fatores resultarão em uma convergência entre os exames de análises clínicas e imagens, que possibilitarão que os pacientes tenham acesso a essas informações no mesmo site e local.

Recursos como os citados acima serão necessários porque os pacientes estão cada vez mais informatizados e cientes dos problemas de saúde que possuem. “Graças ao ‘Dr. Google’ muitos leigos chegam aos consultórios cientes dos seus problemas de saúde e tendem a querer ficar cada vez mais bem informados”.

Link:                       

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior dos cursos de graduação em Biomedicina e Farmácia. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - UFG (IPTSP-UFG). Coordenador e docente do curso de pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da AGD Cursos. Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.

  • Compartilhar:

Artigos relacionados

0 comentários

Não temos interesse em publicar nada que nos ofenda ou ofenda outros visitantes. Só são aprovados textos que valorizem o que fazemos aqui e que podem ajudar outras pessoas, agregando valor ao conteúdo. O comentário precisa ser útil!