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Tendências para o mercado laboratorial

terça-feira, maio 29, 2012 0 Comentários


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Hoje em dia, o mercado laboratorial é fragmentado e formado em maior parte por micro e pequenas empresas. Mas as tendências mostram que essas empresas têm um grande potencial para crescer e até concorrer com os grandes laboratórios. Essas tendências foram anunciadas no 6º Congresso Brasileiro de Gestão em Laboratórios Clínicos.

De acordo com o diretor da World Invest, Ivo Tolesano Júnior, haverá um crescimento sustentado, possibilitando a consolidação de grupos de médio e grande porte e estimulando a concorrência.

De acordo com ele, o Brasil encontra-se em uma posição intermediária, nos índices de qualidade, em relação aos mercados externos. “Temos um setor fragmentado e competitivo em relação à Austrália, Chile e Estados Unidos. Mas temos grande potencial de crescimento neste setor”.

Para que isso seja alcançado, é necessário que o Brasil acompanhe as tendências mundiais. Para ele, o desenvolvimento do diagnóstico por imagem, junto às tecnologias para a realização de análises clínicas são questões ligadas ao futuro da medicina laboratorial que já podem ser encontradas no País.

Esses fatores resultarão em uma convergência entre os exames de análises clínicas e imagens, que possibilitarão que os pacientes tenham acesso a essas informações no mesmo site e local.

Recursos como os citados acima serão necessários porque os pacientes estão cada vez mais informatizados e cientes dos problemas de saúde que possuem. “Graças ao ‘Dr. Google’ muitos leigos chegam aos consultórios cientes dos seus problemas de saúde e tendem a querer ficar cada vez mais bem informados”.

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Brunno Câmara Biomédico

Biomédico, CRBM-GO 5596. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).