Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Métodos para determinação de Sódio e Potássio sérico

domingo, junho 24, 2012 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Bomba de Na/K

A determinação do sódio e potássio tem sido realizada por métodos químicos, fotometria de chama, espectrofotometria de absorção atômica e, mais recentemente, por eletrodos íons-seletivos (ISE). Os métodos químicos foram abandonados por falta de precisão e pelo grande volume de amostra necessária.

Fotometria de chama

A amostra é atomizada, produzindo átomos em estado excitado capazes de emitir luz em comprimento de onda específico, dependendo do elemento usado. Na chama, o sódio emite luz amarela e o potássio cor violeta. A intensidade de cada cor emitida é proporcional ao teor destes elementos na amostra.

  
Fotômetros de Chama

Eletrodos íons seletivos

Empregam uma membrana semi-permeável para desenvolver um potencial produzido pela diferença nas concentrações em cada lado da membrana. Neste sistema, dois eletrodos são usados. Um tem um potencial constante. A partir da diferença entre os potenciais do eletrodo de referência e o eletrodo de medida, é calculada a “concentração” do íon na solução. Notar que é a atividade do íon que está sendo medida e não seu teor.

Aparelho Select ION

Exemplo de equipamento para análise de eletrólitos que utiliza o princípio de medição: Eletrodo Íon Seletivo (ISE). Parâmetros Quantificados:

- Sódio (Na+)
- Potássio (K+)
- Cálcio Ionizado (Ca2+), Cloreto (Cl-) ou Lítio (Li+)

Enzimático

Métodos enzimáticos para o sódio e potássio são utilizados em equipamentos automáticos. Um ensaio cinético para o sódio utiliza a β-galactosidase sódio-dependente, enquanto a medida do potássio é baseado na atividade da piruvato quinase.

 

VALTER T. MOTTA. Bioquímica Clínica: Princípios e Interpretações. Vol. 12

Brunno Câmara Biomédico

Biomédico, CRBM-GO 5596. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).