Biomedicina e Assessoria Científica

Por Brunno Câmara - domingo, agosto 05, 2012

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

O bom funcionamento de equipamentos e reagentes depende do bom uso dos mesmos e, para isso, é necessário o melhor treinamento possível para que a equipe de cada laboratório aprenda da maneira certa e saiba utilizar o equipamento/reagente.

A assessoria científica disponibiliza profissionais com amplo conhecimento e formação acadêmica adequada, e experiência na bancada. O suporte cientifico ajuda na formação da sua equipe e no zelo pelo bom funcionamento dos produtos distribuídos.

Em meio a esses profissionais está o Biomédico. Quando um laboratório decide automatizar uma seção e compra um equipamento, é necessário o treinamento dos profissionais, para que haja um bom funcionamento e adequada manutenção.

Às vezes esse treinamento pode ser difícil, pois os profissionais com mais tempo no mercado e que não são acostumados com a automação, têm certa dificuldade em assimilar a idéia de que o uso dos controles, calibradores e padrões são importantes para a qualidade dos exames, assim como os gráficos de Levey-jennings.

Algumas das funções:

  • atuar no atendimento ao cliente via telefone ou visitas com hora marcada;
  • demonstrar e divulgar os produtos oferecidos pela empresa;
  • atuar na venda de produtos e equipamentos de laboratório de análises clínicas;
  • efetuar, direta ou indiretamente, a instalação de equipamentos;
  • promover treinamentos e assessorar os colaboradores de vendas;
  • transmitir a atualização de documentação técnico-científica dos produtos;
  • pesquisar e elaborar relatórios sobre o mercado concorrente.

O mercado de trabalho é específico, restringindo-se à laboratórios e empresas que vendem produtos para diagnóstico e análises clínicas. A faixa salarial para um assessor científico pode variar entre R$ 1.500,00 e R$ 4.000,00 mensais.

topblog1

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |