Biomedicina e Circulação Extracorpórea (Perfusão)

Por Brunno Câmara - domingo, agosto 19, 2012

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

O que é Circulação Extracorpórea (CEC)?

É o ato de manter o paciente com suporte artificial de vida coração-pulmão artificial ou “by pass” cardiopulmonar total, muito utilizado nas cirurgias cardiovasculares, mas também em outros procedimentos como as afecções da aorta, transplantes de coração e/ou pulmão, transplante hepático e em alguns tipos de retirada de tumores. Consiste em um console com dispositivos descartáveis que são montados de acordo com a nescessidade do paciente.

O que o Biomédico faz?

Durante o procedimento como numa cirurgia cardiovascular o paciente fica com a função cardiopulmonar sendo realizada por meio de dispositivos externos artificiais  (Coração, Pulmão e Rim artificial), onde o sangue é drenado, filtrado, oxigenado e re-injetado perfundindo todo o organismo, se monitora pressão, temperatura, fluxo, coagulação, equilíbrio hidro-eletrolítico e  hemodinâmico, débito renal e providencia-se as devidas correções.


Aparelho de CEC

O especialista deve ser extremamente capacitado para tal, pois pode ser um fator determinante no resultado final do procedimento, que neste caso é vida ou morte. Então se pode dimensionar a  importância  deste profissional na alta complexidade.

Mercado de Trabalho

Atualmente existe a falta deste profissional (perfusionista), principalmente no serviço público onde nem sempre se conta com mão de obra que contemple os pré-requisitos impostos pela SBCEC, pois existe a necessidade de se criar o cargo em muitas instituições hospitalares  e dentro das estrutura dos estados, municípios e união.

Na iniciativa privada existem várias formas de contratação deste especialista bem como sua participação como membro efetivo das equipes cirúrgicas  e por meio de prestação de serviço. As relações profissionais dos dias atuais são muito dinâmicas devido à extrema facilidade das comunicações.

Retirado da entrevista do biomédico perfusionista Dr. Jeffchandler ao Blog

topblog1

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |