Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Aditivo restaura a efetividade de antibióticos contra o Staphylococcus aureus resistente à meticilina

quarta-feira, outubro 24, 2012 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, EUA, conseguiram aumentar a potência de um componente que reativa a ação do antibiótico contra o Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA), uma forma de Staphylococcus que é resistente a antibióticos e de difícil tratamento. O componente melhorado remove a resistência bacteriana e permite que o antibiótico seja novamente efetivo em doses normais.

O componente age diminuindo a habilidade da bactéria de criar uma defesa contra o antibiótico. Quando a droga interage com a bactéria, receptores da superfície bacteriana a identificam como uma ameaça e então a bactéria pode escolher o que fazer para sobreviver.

Ou o MRSA cria um biofilme ou faz mudanças genéticas para prevenir que o antibiótico destrua sua estrutura celular.

 
Pequena molécula potente (1) que diminui a Concentração Inibitória Mínima (MIC) necessária de Oxacilina (2) contra cepas de MRSA em até 512 vezes.

De acordo com um dos pesquisadores, o componente torna a bactéria incapaz de reconhecer o antibiótico como uma ameaça, parando essencialmente o processo de defesa antes mesmo que ele comece.

Geralmente, a concentração de antibiótico necessária para inibir o crescimento bacteriano é de 1 µg/mL ou menos. Se uma concentração maior é necessária para parar esse crescimento, a bactéria pode ser considerada não tratável.

Algumas cepas que os pesquisadores usaram no estudo necessitavam de 512 µg/mL. Depois de adicionado o componente, os níveis necessários retornaram a 1 µg/mL novamente.

Brunno Câmara Biomédico

Biomédico, CRBM-GO 5596. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).