Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

O que é uma Liga Acadêmica

terça-feira, dezembro 11, 2012 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

O que é uma liga acadêmica?

As Ligas Acadêmicas são entidades sem fins lucrativos com duração ilimitada, criadas e organizadas por acadêmicos, professores e profissionais que apresentam interesses em comum. Constituem-se por atividades extra-classe e devem ter ações voltadas para o ensino e para a educação relacionada à saúde.

Qual o objetivo de uma liga acadêmica?

Os objetivos das ligas incluem quatro áreas, sendo elas: Ensino, pesquisa, extensão e laboratorial, que englobam trabalhos comunitários, treinamentos práticos, reuniões científicas, etc.

O tema da liga pode ser qualquer um relacionado com a biomedicina, como por exemplo, uma liga de hematologia, ou bioquímica, ou até mesmo análises clínicas, que englobam mais áreas.

Para selecionar os membros, os criadores da liga terão que fazer um curso introdutório, com palestras. Os alunos interessados em entrar na liga, participarão desse curso e posteriormente deverá ser aplicada uma prova para selecionar os candidatos que serão os novos membros. Gerlamente são selecionados entre 20 e 30 estudantes.

Quem pode participar?

Qualquer acadêmico do curso de biomedicina ou de qualquer outro curso da saúde, após um processo de admissão, sendo que apenas acadêmicos da instituição podem assumir a diretoria, esta que será ocupada inicialmente pelos fundadores da liga.

Exemplos de ligas

LABiC | LAHEMBS | LAI | LiGeM | LABAHLADMOL | LAAC

Brunno Câmara Biomédico

Biomédico, CRBM-GO 5596. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).