Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Anestesista infecta 275 pacientes com o vírus da Hepatite C

terça-feira, julho 30, 2013 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits


Foto: Flickr, Kenny Holston

Entre 1988 e 1977, um anestesista de Valência, Espanha, infectou 275 de seus pacientes com o vírus da hepatite C (HCV). Esse mês, pesquisadores da Universidade de Valência que ajudaram a estabelecer o período e as vítimas do surto para os tribunais publicaram o estudo no periódico BMC Biology.

Acredita-se que o médico se infectou e então espalhou ao vírus injetando em si mesmo analgésicos com as mesmas agulhas que ele usava em seus pacientes.

Sequenciando uma área de rápida evolução do genoma do HCV, a região E1-E2, os pesquisadores criaram uma árvore filogenética do vírus que sugeriu que a maioria de 322 pacientes HCV positivos eram derivados do anestesista, excluindo vírus de um grupo controle de 47 pacientes HCV positivos que não estavam relacionados com o caso.

O médico foi condenado em 2007 a 1.933 anos de cadeia e obrigado a indenizar todas as vítimas.

Com informações de

Brunno Câmara Biomédico

Biomédico, CRBM-GO 5596. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).