Maneiras de conseguir sua habilitação na Biomedicina

Por Brunno Câmara - quinta-feira, agosto 08, 2013

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Recebo diariamente muitos e-mails com a mesma pergunta: “Como faço para conseguir a habilitação em uma área da biomedicina?”. Como percebi que essa é uma dúvida frequente vou esclarecê-la aqui no blog pois mais pessoas poderão ver.

Existem três possibilidades de habilitar-se em uma área na biomedicina:

Durante a graduação. A área na qual você sairá habilitado na graduação vai depender do estágio supervisionado que sua faculdade oferece. A maioria oferece estágio em Análises Clínicas, mas existem outras que oferecem mais opções de áreas para o estágio, como imagenologia, pesquisa, citologia, etc. Você pode fazer mais de um estágio supervisionado e sair com mais habilitações.

*Estágio extracurricular não vale para pedido de inclusão de habilitação.

Atualização: Segundo a Prof. Dra. Camila Nunes, Coordenadora do curso de Biomedicina da UTP, se o estágio extracurricular constar em seu histórico escolar ou a faculdade emitir uma declaração o CRBM aceita o pedido de inclusão.

Mas esse estágio tem que ter carga horária mínima de 500 horas ou que ela seja correspondente a 20% da carga horária total do curso, de acordo com as Diretrizes Curriculares, de acordo com Resolução do CFBM n.º 78 de 29/04/2002. Se for menos do que isso você não conseguirá a inclusão junto ao CRBM, e não poderá atuar na área.

Pós-graduação. Se você não conseguiu a habilitação na área que queria durante a graduação, fazer uma pós-graduação pode ser a solução. Hoje em dia existem muitas instituições de pós-graduação que oferecem cursos específicos para biomédicos. Avalie o corpo docente, a influência da instituição e o oferecimento de estágio para você praticar e sair realmente um especialista.

Segundo os Conselhos de Biomedicina, o profissional poderá incluir habilitação por ter concluído curso de pós-graduação (Lato ou Stricto sensu) desde que este seja concluído em Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo MEC e com carga horária mínima de 360 horas.

Prova de Título de Especialista. Outra forma de conseguir sua habilitação é através da prova de Título de Especialista em Biomedicina. Essa prova é oferecida periodicamente, por instituições como por exemplo a Associação Brasileira de Biomedicina (ABBM).

Os pré-requisitos são: ● Ser graduado em Biomedicina no mínimo há três anos; ● Estar atuando na área em que se deseja obter o título de especialista no mínimo há dois anos; ● Estar afiliado à ABBM; ● Ter inscrição definitiva no Conselho Regional de Biomedicina.

Os critérios estabelecidos para a seleção de aprovados no concurso de obtenção e renovação do Título de Especialista em Biomedicina estarão suportados em três avaliações: testes de conhecimentos, análise de currículo e entrevista com especialista.

*O Conselho Federal não estipula limites para a quantidade de habilitações do Biomédico.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |