Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Helicobacter pylori “desliga” o sistema imune para causar doença

domingo, setembro 22, 2013 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits


Science Photo Library

A Helicobacter pylori é uma bactéria que estabelece uma infecção estomacal de longa duração em humanos, que em alguns casos pode levar a úlceras duodenais ou câncer estomacal. Uma pesquisa, apresentada para a Sociedade de Microbiologia Geral em sua conferência de outono, ajuda a entender como essas bactérias podem manipular o sistema imunológico do ser humano para sobreviver na mucosa do estômago.

Pesquisadores da Universidade de Nottingham mostraram que a H. pylori é capaz de suprimir a produção normal de ‘beta defensina humana 1’ (hβD1), um fator antimicrobiano presente na mucosa do estômago que ajuda a prevenir infecções bacterianas.

A pesquisa revelou que os pacientes que participaram do estudo, infectados com H. pylori, tinham dez vezes menos hβD1 que pacientes não infectados. Aqueles com menor quantidade de hβD1 tinham maior presença da bactéria em seus estômagos.

As cepas mais prejudiciais criam uma seringa molecular, chamada cagT4SS, pela qual os produtos bacterianos são injetados nas células da mucosa. Isso ativa vias químicas que suprimem a produção de hβD1, que também estão envolvidas na estimulação da resposta inflamatória. É por isso que a bactéria consegue viver até décadas no estômago humano.

Essas informações são importantes para o desenvolvimento de um método diagnóstico que possa prever o risco de câncer estomacal e intervir o mais precocemente possível.

Com informações de

Brunno Câmara Biomédico

Biomédico, CRBM-GO 5596. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).