Por que há “poucas” vagas de emprego para biomédicos?

Por Brunno Câmara - sexta-feira, outubro 18, 2013

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Essa é a pergunta que mais vejo por aí. Mas essas aspas em “poucas” não é por acaso, e eu vou tentar explicar o porquê.

Desde que comecei o site de vagas de emprego para biomedicina, o Classificados Biomédicos, fiquei impressionado com a quantidade de oportunidades disponíveis. Só para vocês terem uma ideia, essa semana publiquei 40 vagas. Será que isso é pouco?

Na minha opinião, o que acontece na maioria das vezes é que as vagas não são divulgadas publicamente. Conheço vários laboratórios, por exemplo, que contratam pessoas indicadas pelos funcionários ou por outros laboratórios. Muitas vezes ninguém fica sabendo que houve uma vaga aberta. Por isso a importância do networking (rede de contatos). Quanto mais pessoas você conhecer, maiores são suas chances.

Divulgação

Outro ponto é a divulgação dessas vagas, ou a falta dela. Quem fica sabendo de uma vaga e vai concorrer a ela, geralmente não vai querer espalhar a notícia por aí e ganhar mais “concorrentes”.

Uma vez publiquei que haviam vagas para estágio no HC de Goiânia, e uma estudante entrou em contato comigo. Ela estava chateada, pois mais pessoas iriam saber das vagas e disse que eu não poderia ter divulgado. No final das contas ela me falou que tinha conseguido uma das vagas, independente da quantidade de candidatos.

Experiência

Aí muitos dão a desculpa de não ter experiência. A experiência você tem que adquirir durante a graduação, através de estágios, ligas acadêmicas, aulas práticas. Corra atrás, não fique esperando tudo cair do céu. Você pode nunca ter tido um emprego numa empresa, mas se for realmente bom, saberá mostrar que sabe fazer e dá conta do recado.

Concursos

Nos concursos, as vagas para biomédicos costumam ser poucas mesmo, mas não sei até que ponto isso é “desvalorização”, pois muitas vezes a quantidade ofertada é a necessária para preencher a falta dos profissionais da instituição. Agora, não concordo quando as atribuições do cargo são perfeitamente cabíveis ao biomédico, mas não disponibilizadas vagas para biomedicina. Nesse momento cabem aos conselhos de biomedicina intervir e exigir que o biomédico seja incluso no quadro de profissões.

Onde há mais vagas

São Paulo com certeza é o local com mais oportunidades, especialmente para Imagenologia, uma das habilitações do biomédico que mais cresce atualmente.

No geral, são nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste que encontro mais vagas para divulgar. Análises Clínicas e Imagenologia são as duas áreas mais requisitadas.

Melhores maneiras de procurar vagas

Tento sempre deixar o Classificados Biomédicos atualizado. Você também pode procurar no vagas.com (nosso parceiro) e ainda no Catho (pago).

Redes sociais são muito úteis na procura de vagas. Participe de grupos de Biomedicina no Facebook e crie uma conta no Twitter.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |