Histologia Humana

Por Brunno Câmara - quinta-feira, novembro 14, 2013

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

A histologia é o estudo dos tecidos, sua constituição celular e extracelular. Por meio da microscopia é possível analisar sua composição e também suas particularidades permitindo diferenciar cada tipo de tecido do corpo. Existem técnicas especiais nas quais um órgão ou tecido macroscópico retirado para biópsia é seccionado, preparado, corado e preservado em forma de lâmina para que seu estudo posterior possa ser feito em microscópio.

Dependendo da técnica usada cada tecido é afetado de uma forma e é permitido o estudo de formas diferentes. Cada corante reagirá com determinado tipo celular, corando os tecidos de forma diferente e permitindo sua diferenciação e seu estudo em particular. São tipos específicos de tecido e suas subdivisões que conhecemos: o tecido epitelial, o tecido conjuntivo, o tecido muscular e o tecido nervoso. Destes subdividem-se os mais diversos tipos que compõe os órgãos do corpo.

O profissional desta área trabalhará na preparação e conservação das peças histológicas (lâminas) e no estudo das mesmas. Este conhecimento e este material são imensamente necessários para o estudo de outras áreas que usam a microscopia para diagnóstico, como a Citopatologia e a Anatomia Patológica.

Texto de Thiago Fronza do blog Foco Biomédico

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |