Principais causas de anemia hemolítica

Por Brunno Câmara - domingo, agosto 10, 2014

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

As Anemias Hemolíticas (AH) são distúrbios resultantes do aumento da destruição dos eritrócitos, que têm vida média de 120 dias. Nas AH esse período é reduzido, sendo as células destruídas antes do tempo normal.

Basicamente, podem ser classificadas em AH hereditárias e adquiridas.

AH

Anemias Hemolíticas Hereditárias


Lâmina de um paciente com eliptocitose hereditária. Arquivo pessoal.

As hereditárias são resultantes de defeitos “intrínsecos” dos eritrócitos. Quando esses defeitos são na membrana, como resultado tem-se esferocitose ou eliptocitose hereditária.

Quando há deficiência de G6PD ou PDK o erro inato é metabólico. Defeitos quantitativos ou qualitativos nas moléculas de hemoglobina resultam em síndromes α e β talassêmicas e, também, anemia falciforme.

Anemias Hemolíticas Adquiridas

Dentre as adquiridas estão as imunológicas, divididas em autoimunes, aloimunes e as associadas à drogas. Há também as provenientes de infecções, como a malária.

Agentes químicos e físicos podem também desencadear um quadro de AH. Pode-se também desenvolver AH secundariamente à outras doenças como hepatopatias e nefropatias.

Hemoglobinúria Paroxística Noturna (HPN)

A HPN é um caso especial, pois apesar de ser adquirida, o defeito provém da diminuição ou ausência de uma molécula de membrana, chamada GPI, que serve como âncora para outras moléculas como o CD55 e CD59, importantes na proteção das células contra a ação do sistema complemento.

Os eritrócitos dos indivíduos que desenvolvem a HPN são atacados pelo próprio sistema imunológico, através do complemento, levando à hemólise intravascular. Como é uma doença proveniente de uma mutação em um gene de uma célula-tronco hematopoiética, sua gravidade depende do tamanho do clone mutado.

Referência
A. V. Hoffbrand; P. A. H. Moss. Fundamentos em Hematologia. Artmed, 6ª ed., 2012. (Tradução: Renato Failace)

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |