Quem tem tatuagem pode fazer Ressonância Magnética?

Por Brunno Câmara - terça-feira, janeiro 13, 2015

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Quem tem tatuagem pode fazer Ressonância Magnética?

A Ressonância Magnética (RM) é um dos métodos de imagem mais sofisticados e completos disponíveis hoje em dia. Dentro do aparelho existe um campo magnético muito potente, como se fosse um grande imã, onde as moléculas de hidrogênio que compõe o corpo ficam alinhadas com o campo magnético.

Tatuagens podem se tornar um problema na hora de fazer um exame de RM, dependendo de seu tamanho e dos ingredientes utilizados na fabricação da tinta. O problema é que atualmente é quase impossível encontrar tintas para tattoos que especifiquem quais componentes químicos foram usados na sua fabricação. Especialistas dizem que algumas cores podem causar mais reações do que outras.

Tinta vermelha e ferro

A tinta vermelha contém ferro, que é magnético e muito susceptível ao campo magnético dos aparelhos de RM. Como o ferro pode conduzir eletricidade, quando uma pessoa é submetida ao exame de RM uma corrente elétrica é induzida, pois os campos magnéticos sofrem rápidas mudanças durante o procedimento de obtenção das imagens. Como resultado, toda vez que você tem uma corrente circulando, como num fio ou outro metal, esse metal pode ficar quente o suficiente para causar queimaduras.

Quando em forma circular, a tatuagem pode atuar como uma antena, e também ficar muito quente devido a maior captação de energia dos magnetos do aparelho. A reação pode resultar em inflamação do local tatuado e das áreas próximas, assim como a pele fica quente e irritada.

Queimadura de primeiro grau provocada por RM
Queimadura de primeiro grau provocada por RM. Crédito: Moriel NessAiver

Queimaduras de primeiro e segundo grau

As reações mais sérias são queimaduras de primeiro e segundo grau, de acordo com um estudo publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health. Tatuagens próximas aos olhos merecem maior preocupação, pois essa área é muito sensível aos excesso de calor.

Apesar disso tudo, queimaduras são raras de acontecer na RM e, quando acontecem, os efeitos não duram por muito tempo. Porém, caso você possua uma tattoo e necessite fazer o exame, avise ao profissional, para evitar problemas. Se a tinta da sua tatuagem não tiver ferro, não há riscos de queimaduras. O problema é onde conseguir essa informação.

Com informações de www.liescience.com

Entendendo cientificamente por que tatuagens são permanentes

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |