Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Biomédica dá entrevista sobre casos de febre de Mayaro em Goiás

sexta-feira, julho 03, 2015 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

mosquito Haemagogus spp
 
A Biomédica Liliane Siriano, da Coordenação Estadual de Zoonoses da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, deu entrevista ao jornal O Popular, um dos mais lidos em Goiás, sobre os recentes casos de febre de Mayaro registrados no estado.
 
Segundo Siriano, os 30 casos confirmados da doença eram de pessoas que estiveram em área rural e matas silvestres, não havendo motivos para preocupação. Um dos grandes problemas é que, inicialmente, os sintomas são semelhantes aos da dengue e, provavelmente, o número de casos pode ser ainda maior.

Manifestações clínicas

O vírus Mayaro (MAYV) é um arbovírus transmitido pelo mosquito Haemagogus spp que, semelhantemente ao vírus da dengue, causa um quadro de febre alta e dores no corpo e articulações, que podem durar de dias a algumas semanas. Outros sintomas incluem cefaleia, náuseas, dor epigástrica, fotofobia, erupções cutâneas e dor retro-ocular.

Diagnóstico

O MAYV pode ser detectado por RT-PCR, isolamento viral e sorologia. Anticorpos IgM podem ser detectados por ELISA e imunofluorescência indireta, após cinco dias do aparecimento dos sintomas. Esses anticorpos neutralizam o vírus, então o seu isolamento deve ser feito nos dois primeiros dias da infecção. Os anticorpos IgG persistem por anos após a cura da doença.

Tratamento

O tratamento é apenas sintomático (anti-inflamatórios não esteroides e analgésicos simples). Não há vacinas ou drogas específicas para o MAYV.
 
 
FIGUEIREDO, M. L. G. de; FIGUEIREDO, L. T. M. Emerging alphaviruses in the Americas: Chikungunya and Mayaro. Rev. Soc. Bras. Med. Trop.,  Uberaba ,  v. 47, n. 6, p. 677-683, Dec.  2014. | Jornal O Popular
Brunno Câmara Biomédico

Biomédico, CRBM-GO 5596. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).