Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Saiba mais sobre o Vírus Zika

sexta-feira, maio 15, 2015 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits



O vírus Zika (ZIKV) pertence a família Flaviviridae, de genoma composto por (+)ssRNA. Seu primeiro isolamento foi em 1947, em um macaco Rhesus na floresta Zika, Uganda. Circula ativamente no leste e oeste africano e sudoeste asiático.

Assim como o vírus da Dengue e o vírus Chikungunya, a transmissão do ZIKV se dá pelos mosquitos do gênero Aedes, sendo que ele já foi isolado em A. africanus, A. luteocephaluse e A. aegypti

O Ministério da Saúde confirmou que já existe circulação do ZIKV no Brasil. Segundo o Instituto Evandro Chagas, de Belém, até o momento, 16 indivíduos tiveram resultado preliminar positivo para o vírus. Foram oito amostras da Bahia e oito do Rio Grande do Norte.

Manifestações clínicas

A infecção causada pelo ZIKV (febre Zika) cursa como uma síndrome caracterizada por febre, cefaleia, artralgia, mialgia, mal-estar, anorexia, erupções cutâneas, astenia, dor retro-ocular, edema, linfadenopatia e diarreia. Geralmente, os sintomas são moderados, e duram de 2 a 7 dias.

Diagnóstico

O ZIKV pode ser identificado por RT-PCR em pacientes com a infecção aguda e a partir do quinto dia após o aparecimento da febre, através da detecção de anticorpos IgM específicos. Reação sorológica cruzada pode ocorrer com outros flavivírus relacionados.

Tratamento

O tratamento é apenas sintomático (anti-inflamatórios não esteroides e analgésicos não salicílicos). Não há vacinas ou drogas específicas para o ZIKV.

FAYE, O. et al. One-step RT-PCR for detection of Zika virus. Journal of Clinical Virology. Volume 43, Issue 1, September 2008, Pages 96–101 | European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC) | TAPPE, D. et al. Acute Zika virus infection after travel to Malaysian Borneo, September 2014. Emerg Infect Dis. 2015 May.
Brunno Câmara Biomédico

Biomédico, CRBM-GO 5596. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).