7 podcasts sobre medicina e ciência que você deve ouvir

Por Brunno Câmara - segunda-feira, maio 30, 2016

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

O podcast é como um programa de rádio, porém sua diferença e vantagem primordial é o conteúdo sob demanda. Você pode ouvir o que quiser, na hora que bem entender. Basta acessar e clicar no play ou baixar o episódio. E eles estão cada vez mais presentes no dia a dia do brasileiro.

Com isso, resolvi relacionar aqui alguns podcasts sobre medicina e ciência que considero bem interessantes. Alguns já são veteranos, outros novos, porém todos são legais. Assine o feed de todos, fique bem informado e aproveite para ouvi-los onde e quando quiser.

Biomedcast

Biomedcast

Se você ainda não conhece, o Biomedcast é o podcast da biomedicina, criado em 2014. Nele são abordados temas sobre a biomedicina, ciência e saúde, de maneira divertida e informativa, dando dicas, informações e debatendo os mais diversos assuntos relacionados à nossa área. À frente do Biomedcast estão Brunno Câmara, Octávio Augusto, Rogério Vilas Boas (biomédicos) e Luiz Guilherme (estudante de biomedicina).

Site: biomedcast.com

Dragões de Garagem

Dragões de Garagem

O Dragões de Garagem é um podcast de divulgação científica criado em 2012. Os integrantes falam de ciência de forma natural, incentivando o pensamento crítico e a curiosidade dos ouvintes. A missão é divulgar ciência de forma abrangente e interessante, mostrando a importância desse corpo de conhecimento em nosso dia-a-dia social e profissional.

Site: scienceblogs.com.br/dragoesdegaragem

Podentender

PODEntender

PodEntender é um podcast de divulgação científica que tem como principal objetivo apresentar e aproximar a realidade e produção da ciência brasileira para o público brasileiro. O PodEntender também inclui blogs dos integrantes, abordando diversos temas sob a perspectiva de quem produz ciência no Brasil.

Site: www.podentender.com

SBD

Sociedade Brasileira de Diabetes

Filiada à International Diabetes Federation (IDF), a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), é uma associação civil, sem fins lucrativos, com número ilimitado de sócios, fundada em dezembro de 1970. Tem como membros, médicos e profissionais de saúde com interesse em diabetes mellitus.

Site: soundcloud.com/diabetes_sbd

Fronteiras da Ciência

Fronteiras da Ciência

Um programa que explica como funciona a Ciência. A Ciência faz parte do nosso dia-a-dia. Vivemos imersos num mar de ideias, objetos e instrumentos que definem muito do que somos e fazemos, mas muitas vezes não compreendemos todo seu significado. Numa atmosfera descontraída - como numa roda de mate - cientistas conversam sobre assuntos do momento e tentam preencher as lacunas deixadas pelo sistema educacional e pela desinformação dominante na mídia. Por que saber é um direito de todos.

Site: www.ufrgs.br/frontdaciencia

Neuropod

Neuropod

Neuropod, o podcast sobre neurociência! À todas as pessoas que se interessam por neurociência, pesquisadores da área, estudantes ou curiosos! Fernanda Aragão fala como é feita a pesquisa científica nessa área, como é a vida dos neurocientistas, novidades, o que tem sido feito na neurociência do Brasil. Fala também sobre assuntos intrigantes, como são passadas e armazenadas as informações no nosso cérebro, o que é consciência, vamos entender a formação dos sentimentos, dos sonhos e muito mais.

Site: neuropod.podbean.com

MedCast

MedCast

Conteúdo diversificado na área de medicina.

Site: www.profissaomedica.com

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |