Parceria com a Liga Acadêmica de Bioquímica Clínica da PUC-GO

sábado, setembro 16, 2017 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Em parceria com a LABiC, a partir de agora vocês poderão aprimorar seu conhecimento sobre bioquímica clínica. A Liga Acadêmica de Bioquímica Clínica, do curso de biomedicina da PUC-GO, irá contribuir com o blog na produção de textos sobre o tema.

Confira um pouco sobre o que é uma liga acadêmica e sobre a LABiC.

As ligas acadêmicas são entidades sem fins lucrativos formadas por grupos de estudantes e professores que se reúnem voluntariamente para realizar diversas atividades relacionadas a um tema específico, com ações voltadas para o ensino, pesquisa e extensão.

No ensino geralmente são realizados: aulas teóricas, seminários, discussão de artigos, textos e casos clínicos. Na área de pesquisa são realizados artigos científicos, textos e trabalhos que posteriormente são publicados em congressos. Já na extensão, os serviços são voltados à comunidade, por meio de ações solidárias nos bairros e escolas.

Hoje, as ligas acadêmicas estão presentes em diversos cursos das universidades. Participar de uma liga acadêmica é muito importante para a construção da vida pessoal despertando o lado da solidariedade e compaixão pelo próximo, como também na vida acadêmica do estudante, pois contribui para um currículo diferenciado, conta pontos para a seleção nas provas de residência, facilitando a inserção do profissional no mercado de trabalho.

Liga Acadêmica de Bioquímica Clínica (LABiC)

A LABiC (Liga Acadêmica de Bioquímica Clínica) é a primeira liga acadêmica de Biomedicina da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, fundada em 12 de novembro de 2008 a partir da ideia de cinco alunos que estavam no penúltimo período do curso de Biomedicina, com o apoio de vários professores, sendo assim também, a primeira liga acadêmica de biomedicina a ser criada no estado de Goiás.

Desde então tem como orientadores:

  • Orientadora: Profª Drª Isabel Cristina C.M Francescantonio – Biomédica (PUC GO), Médica (UFG).

Co-orientadores:

  • Profº. Me. Amarildo Lemos Dias de Moura – Biomédico;
  • Profº Me. Maísa Maria da Silva – Biomédica;
  • Profº Drº Sérgio Henrique Nascente Costa – Biomédico;
  • Profº. Me. Mauro Mesquita – Biomédico.

A Diretoria atual é composta por:

  • Valdinéia Marques – Presidente;
  • Fábio Sousa – Vice Presidente;
  • Layla Nunes – Diretora cientifica;
  • Ana Elise – Diretora de Extensão;
  • Fernanda Mota – Diretora de Marketing;
  • Amanda Adelaide – Vice- diretora de Marketing;
  • Amanda Vieira – Diretora Financeira;
  • Letícia Cardoso – Secretária;

A LABiC desenvolve atividades extracurriculares em função dos 3 pilares que estabelece o ensino superior: ensino, pesquisa, e extensão, e ao longo desses 8 anos de história tem marcado presença em vários eventos do mundo acadêmico.

ENSINO

Aulas com temática em Bioquímica Clinica, como: diabetes, gota, dosagem hormonais, hipervitaminoses, etc.

Palestras para comunidade sobre diversos temas como: diabetes, saúde da família e higienização.

Teve como destaque nesta área workshops com temas: dislipidemias, hipervitaminoses, intoxicação por produtos naturais e diabetes: causas e prevenção; minicurso: Primeiros Socorros com a participação do Sargento Jefersson, dentre outros.

PESQUISA

Na área de pesquisa incluem: discussão de artigos científicos que estejam relacionados com a bioquímica clínica e também conta com a elaboração de artigos científicos pelos atuais membros, sendo que a liga já tem alguns artigos publicados e outros em desenvolvimento. Dentre eles podemos citar:

Análise de glicemia em pacientes atendidos no Laboratório de Análises Clínicas da PUC GO no III Congresso de Biomedicina do Araguaia – Barra do Garças – MT.

EXTENSÃO

Nos eventos são oferecidos a população: glicemia capilar, aferição de pressão arterial, medida de Índice de Massa Corporal (IMC).

Dentre os vários eventos realizados podemos destacar alguns:

  • Ação no Posto de Assistência Maria de Nazaré, no setor Madre Germana 2 – com orientação sobre higienização pessoal e prevenção de doenças.
  • Ação Redentorista em Uirapuru;
  • Ação Solidária no Residencial JK;
  • Atendimento a população durante a Jornada de Cidadania organizada pela PUC GO.
  • Atendimento no Colégio Simetria;
  • Atendimento durante o evento Bem Estar Global do programa Bem Estar da Tv.
  • Projeto Universitário Sangue Bom, com o objetivo de arrecadar bolsas de sangue para o Hemocentro de Goiânia.
  • 2º HUGOL na Comunidade no bairro Jardim Nova Esperança;
  • Natal Solidário, realizado na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus.

Atualmente, a LABiC conta com 29 membros ativos, sendo que qualquer acadêmico do curso de biomedicina ou de qualquer outro curso da saúde pode se tornar membro, isso é feito a partir de um curso introdutório que a LABiC oferece geralmente uma vez no ano, e no final são aplicadas provas escritas ou entrevistas para a seleção dos membros.

Para mais informações da LABiC acesse:

Texto escrito por: Fernanda Mota (Diretora de marketing – LABIC, e acadêmica de biomedicina 8º Periodo - PUC GO)

Brunno Câmara Biomédico

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596. Mestrando no Programa de Pós-graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - UFG (IPTSP-UFG). Coordenador do curso de pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da AGD Cursos. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.