Principais disciplinas estudadas em Biomedicina

Por Brunno Câmara - quinta-feira, janeiro 01, 2015

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Principais disciplinas estudadas em Biomedicina

Está curioso para saber o que você terá que estudar durante sua graduação em biomedicina? Não se preocupe. Confira abaixo as principais disciplinas estudadas na biomedicina e uma breve descrição do conteúdo. Espero que goste.

Embriologia

Responsável por responder a célebre pergunta "De onde vêm os bebês?" e muitas outras, como "De onde vêm, por onde passam e para onde vão o coração, os olhos, o intestino, as orelhas... dos bebês?"

Anatomia Humana

Estudo de todas as estruturas do corpo humano e suas localizações. Geralmente é dividida em dois semestres (anatomia I e anatomia II).

Biossegurança

Aqui você aprende como se portar num laboratório, quais os níveis de biossegurança desses laboratórios, a importância de usar equipamentos de proteção, tanto individuais como coletivos. Aprende também a classificar os resíduos biológicos de acordo com sua respectiva categoria.

Biologia Molecular e Genética

Estudo do DNA, RNA, proteínas e como essas moléculas são formadas e reguladas pelos processos de replicação, tradução, transcrição, entre outros. Aulas práticas estão inclusas, como extração de DNA, PCR e eletroforese em gel. Também doenças genéticas, alterações cromossômicas, cariótipos etc.

Anatomia humana

Histologia

Microscópio, microscópio e mais microscópio. Você vai conhecer as semelhanças e diferenças entre as células e tecidos que formam o corpo humano.

Bioestatística

Nessa matéria você aprenderá a fazer análises estatísticas dos dados coletados de trabalhos científicos. É de complexidade intermediária.

Matemática

Sim, a matemática é uma matéria básica. Você vai precisar muito para fazer cálculos em química e nos estágios.


Relacionado

Veja como é a faculdade de Biomedicina, como são as aulas, os estágios e muito mais


Química Geral, Orgânica e Analítica

Aprofundamento de alguns conceitos químicos estudados no ensino médio, com a adição de aulas práticas e relatórios. É bem melhor do que a que você estudou na escola.

Físico-química, Biofísica e Física

O nome pode variar de um lugar para outro, mas basicamente  estuda-se termodinâmica, radiação e a física do corpo humano. Introdução ao mundo do potencial de membrana.

Bioquímica

Compostos como carboidratos e proteínas terão outro significado em sua vida depois de ver as vias metabólicas. E você saberá tantos nomes de enzimas que poderá até inventar alguns.

Fisiologia Geral

Como as coisas funcionam no seu corpo, ou pelo menos como deveriam funcionar. Inclui neuro, cardiovascular, respiratória, renal, digestiva e endócrina.

 
Imunologia

Imunologia

Mecanismos de defesa do organismo humano contra agentes infecciosos e intrusos em geral. Aulas práticas e teóricas.

Microbiologia

Estudo das bactérias, vírus e fungos. Muitas aulas práticas como semeadura, preparação de meios, interpretação, antibiograma, etc.

Hematologia

Estudo das células do sangue, como são formadas e evolução. Você vai aprender a fazer a contagem diferencial de lâminas, a fazer hemogramas e outros testes que envolvem o sangue.

Farmacologia

Drogas... drogas... drogas... As aulas práticas são inúmeras e ilustram muito bem o curso. Entretanto, as 3.584.322 drogas estudadas e seus mecanismos de ação, tornam as provas um pouco complexas.

Parasitologia
 

Parasitologia

Estudo dos parasitas que causam infecções nos seres humanos, através de vetores ou contato direto. É a matéria que os estudantes menos gostam, devido às análises das fezes. Mas quando você vê um ovo no microscópio pela primeira vez começa a gostar.

Uroanálise

Estudo da fisiologia e patologia renal e da urina. Você vai aprender a contar as células e estruturas, como os cristais, que aparecem na urina, fazer os exames físico e químicos.

Epidemiologia

Aqui os estudos sobre as doenças não são feitos em indivíduos e sim na população. Você aprenderá conceitos como endemia, epidemia, pandemia, taxa de mortalidade, taxa de natalidade etc.


E aí, gostou? Essas são as principais disciplinas, porém existem várias outras. A grade curricular também varia de acordo com a instituição de ensino.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |