Como é feita uma biópsia

Por Brunno Câmara - segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

A  biópsia é um procedimento no qual se colhe uma pequena quantidade, isto é, uma amostra, de tecido ou células, para posterior estudo em laboratório.

Existem diversos tipos de biópsia, cuja utilização é feita em função do tecido ou órgão que se pretende  estudar. Assim, por exemplo, no caso de se pretender realizar uma biópsia cutânea (pele) ou de músculo, pode-se fazer uma pequena incisão na pele com um bisturi, removendo depois um pequeno fragmento de pele ou músculo. No caso de se pretender colher amostras de órgãos ou tecidos mais profundos, como os rins, fígado ou tecido mamário, utiliza-se uma técnica diferente, a punção-biópsia, na qual é utilizada uma agulha oca, que é inserida através da pele até à profundidade desejada.

Para que se utiliza?

Depois de colhida, a amostra é então enviada ao laboratório onde é corada e observada ao microscópio. A observação microscópica mostra se o tecido ou células são normais ou se fazem parte de um tumor, permite determinar a natureza do tumor, isto é, se tem características ou não de malignidade, bem como identificar o tipo de tumor e avaliar sinais de possível metástase.

Como se realiza?

Numa biópsia cutânea ou muscular a área de biópsia é cuidadosamente desinfectada e anestesiada com um anestésico local, sendo depois feita uma pequena incisão com um bisturi e retirada uma  amostra de tecido, no final sutura-se o local;

Numa punção-biópsia, após desinfectar e anestesiar a área através da qual se vai realizar a biópsia, insere-se uma agulha própria para este procedimento, através da pele, até à profundidade desejada para colher a amostra;

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |