Cor anormal da urina - Dicas

Por Brunno Câmara - quinta-feira, fevereiro 10, 2011


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits


Bilirrubina

A urina amarelo-escura ou âmbar nem sempre significa concentração normal, mas pode ser causada pela presença anormal do pigimento bilirrubina.

Com espuma amarela

 


Se esta estiver presente será detectada durante a análise química, porém deve-se suspeitar de sua presença se aparecer espuma amarela quando a amostra é agitada.

 

 

Sem espuma amarela

 


A conversão de grande quantidade de urobilinogênio excretado em urobilina também produzirá coloração amarelo-alaranjada, mas nesse caso, a agitação não provocará o aparecimento de espuma amarela.

 

 

Sangue

Uma das causas mais comuns de coloração anormal da urina é a presença de sangue que, na maioria das vezes, tinge a urina de vermelho, mas seus matizes podem variar, indo desde o rosado até negro, conforme a quantidade de sangue, pH e na duração do contato.

Urine Sediment Tube5

 

Sem título 2

 

A hemoglobinúria é acompanhada pelo plasma vermelho.

A mioglobinúria é produzida por músculos esqueléticos e não afeta a cor do plasma.

 

 

A cor também pode ser alterada por alimentos e remédios

Uroanáslise Fluidos Biológicos - SUSAN KING STRASINGER

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (área de concentração: virologia). Coordenador e docente do curso de pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da AGD Cursos. Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.

  • Compartilhar:

Artigos relacionados

0 comentários