Menisco convexo

Por Brunno Câmara - domingo, setembro 25, 2011


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits


Um menisco que você não vê todo dia.

Menisco convexo
À esquerda: água. À direita: mercúrio. Crédito: SINCLAIR STAMMERS/SCIENCE PHOTO LIBRARY

A razão pela qual o menisco da água é côncavo (para baixo) ao passo que o do mercúrio é convexo (para cima) pode ser explicada pela diferença entre as propriedades de adesão e coesão dessas substâncias.

Forças de coesão existem entre moléculas de uma mesma substância enquanto que forças de adesão ligam moléculas de substâncias diferentes.

A adesão das moléculas da água ao vidro é mais forte do que a coesão – consequentemente, o menisco curva para baixo.

Ao contrário da água, a coesão do mercúrio é maior do que sua adesão ao vidro e seu menisco curva para cima.

Referência
Science Photo Library. Columns of water & mercury compared. Disponível em <
http://migre.me/5MosS>

VOTE BIOMEDICINA

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior dos cursos de graduação em Biomedicina e Farmácia. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - UFG (IPTSP-UFG). Coordenador e docente do curso de pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da AGD Cursos. Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.

  • Compartilhar:

Artigos relacionados

0 comentários

Não temos interesse em publicar nada que nos ofenda ou ofenda outros visitantes. Só são aprovados textos que valorizem o que fazemos aqui e que podem ajudar outras pessoas, agregando valor ao conteúdo. O comentário precisa ser útil!