A evolução da Biomedicina

Por Brunno Câmara - segunda-feira, outubro 24, 2011

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Evolução da Biomedicina

Tudo começou em novembro de 1950. O objetivo do curso de Biomedicina era a formação de profissionais Biomédicos para atuar como docentes especializados nas disciplinas básicas das escolas de Medicina e de Odontologia, bem como de pesquisadores científicos nas áreas de ciências básicas, e com conhecimentos suficientes para auxiliar pesquisas nas áreas de ciências aplicadas.

Isso ocorreu por que os profissionais médicos formados não tinham interesse em dar aulas nas matérias básicas do curso de Medicina, como fisiologia, anatomia, biofísica, bioquímica, química, etc. Eles preferiam as matérias mais específicas da profissão.

Os cursos de Biomedicina, na época Ciências Biológicas - Modalidade Médica, criados entre 1965 e 1970, tiveram seus alunos egressos rapidamente absorvidos nas disciplinas básicas de suas próprias faculdades, ou então em outras escolas de Medicina públicas ou particulares.

Os integrantes das primeiras turmas do curso de Biomedicina, recebiam uma formação que os direcionava para a docência e a pesquisa.

No entanto, a natureza e as diretrizes do curso, ainda que inovadoras, abriam a possibilidade de que os egressos, mediante a complementação da formação biomédica recebida, obtivessem uma nova titulação.

Como consequência, a partir de 1970, várias instituições públicas de ensino superior deixaram de oferecer vagas para os cursos de Biomedicina, transferindo-as para outros cursos ou simplesmente extinguindo-as.

No início da década de 70, novos cursos de Biomedicina passaram a ser oferecidos por instituições particulares de ensino, que, com mais liberdade e sem pressão de outras áreas, aumentaram o leque e a carga horária das disciplinas, abrindo novas habilitações aos profissionais, antes limitados à pesquisa e docência.

Com a multiplicação dos cursos, a expansão do contingente de profissionais docentes e de dirigentes envolvidos com seu funcionamento e administração, bem como do alunado neles matriculado, fez-se necessária a sua regulamentação.

Foi aprovada, em setembro de 1979,  a Lei 6686, que regulamentou a profissão de Biomédico e estabeleceu seu campo de trabalho. Isso graças à luta dos pioneiros que acreditaram na profissão. Atualmente, a Biomedicina já está consagrada como profissão, com seus profissionais ocupando cargos e funções relevantes na área da saúde do país.

Adaptado do livro: “Biomedicina, 40 anos de luta, em defesa da saúde do povo brasileiro.”

VOTE BIOMEDICINA

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |