WiFi pode causar sérios danos aos espermatozoides

Por Brunno Câmara - quinta-feira, dezembro 01, 2011


Curta nossa página ↓

Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

A tecnologia WiFi pode causar uma grande desvantagem para os homens que querem construir uma família: danos nos espermatozóides.

 biomedicina padrao wifi espermatozoide

 

Um grupo de cientistas argentinos liderado por Conrado Avendano do Nascentis Center for Reproductive Medicine em Cordoba descobriu que colocar gotas de sêmen de homens saudáveis sob um notebook conectado à internet via rede wireless mata ou causa danos aos pequenos nadadores.

Os cientistas reportaram seus achados na edição de novembro de revista Fertility and Sterility.

Depois de quatro horas próximos a um computador conectado ao WiFi, 25% dos espermatozoides pararam de se mover e 9% apresentaram danos no DNA. Para comparar, espermatozoides foram mantidos à mesma temperatura, mas longe do computador, e apenas 14% apresentaram baixa motilidade e só 3% sofreram danos no DNA.

O sêmen deixado sob o computador sem estar conectado ao WiFi não mostrou níveis significantes de danos nos espermatozoides, diz o estudo. Avendano põe a culpa dos resultados na radiação eletromagnética emitida via wireless.

“Nossos dados sugerem que o uso de um notebook conectado à internet pela rede wireless e posicionado perto dos órgãos reprodutores masculinos pode diminuir a qualidade dos espermatozoides,” disse Avendano.

Esse não é o único estudo sobre o assunto. Uma pesquisa canadense reportou no ano passado evidências indicando que radiação wireless provoca danos ao DNA dos espermatozóides.

Então, cuidado na hora posicionar seu notebook quando for navegar na internet. Evite colocá-lo em cima do corpo, pois além dos danos pela radiação do WiFi o calor gerado também pode causar danos aos seus espermatozoides. Mutações podem ocorrer, e isso é coisa séria.

New York Daily News. WiFi may damage sperm quality: Study. <http://migre.me/6i7xp>

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior dos cursos de graduação em Biomedicina e Farmácia. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - UFG (IPTSP-UFG). Coordenador e docente do curso de pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da AGD Cursos. Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.

  • Compartilhar:

Artigos relacionados

0 comentários

Não temos interesse em publicar nada que nos ofenda ou ofenda outros visitantes. Só são aprovados textos que valorizem o que fazemos aqui e que podem ajudar outras pessoas, agregando valor ao conteúdo. O comentário precisa ser útil!