Cientistas criam composto que consegue reverter a resistência bacteriana à antibióticos
Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:
- Hematologia básica clique aqui
- Anemias clique aqui
- Onco-hematologia clique aqui
- Interpretando o hemograma clique aqui
- Curso de Hematologia (10% off) clique aqui
- Preparatório de Análises Clínicas para Residência e Concurso clique aqui
Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.
Químicos da Brown University sintetizaram um novo composto que faz com que bactérias resistentes à antibióticos voltem a ser suscetíveis novamente. O composto — BU-005 — bloqueia bombas que a bactéria emprega para expulsar um agente antibacteriano chamado cloranfenicol. O time usou um novo e super eficiente método para a síntese do BU-005 e outros dipeptídios encapsulados. Os resultados foram divulgados no periódico Bioorganic and Medicinal Chemistry.
(Créditos: Sello Lab/Brown University)
Não é de se surpreender que o eforço da medicina no combate de infecções bacterianas é regurlamente descrito como uma corrida armamentista. Quando novas drogas são desenvolvidas para combater infecções, o alvo bacteriano invariavelmente surge com um impedimento.
Uma engenhosa arma em particular no arsenal bacteriano é a bomba de efluxo de droga. Essas bombas são proteínas localizadas na membrana da bactéria que pode reconhecer e expulsar drogas que tenham conseguido entrar pela membrana. Em alguns casos, as bombas bacterianas tornam-se tão avançadas que podem reconhecer e expelir drogas com estruturas e mecanismos completamente diferentes.
“Isso acaba sendo um problema real nos ambientes clínicos, especialmente quando um patógeno bacteriano adquire um gene que codifica uma bomba de efluxo que atua com múltiplos antibióticos,” disse Jason Sello, professor assistente de química da Brown University. “No pior dos cenários, uma bactéria pode se tornar resistente a cinco ou seis tipos de drogas adquirindo um único gene.”
Se as bombas de efluxo são inibidas, então as bactérias serão suscetíveis às drogas novamente. Isso deixa duas opções: fazer novos e caros antibióticos ou achar uma maneira de contornar a bomba.
ScienceDaily. New Compound Defeats Drug-Resistant Bacteria <http://migre.me/6h2d6>