Aparelho é capaz de dosar hemoglobina sem utilizar uma gota de sangue
Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:
- Hematologia básica clique aqui
- Anemias clique aqui
- Onco-hematologia clique aqui
- Interpretando o hemograma clique aqui
- Curso de Hematologia (10% off) clique aqui
- Preparatório de Análises Clínicas para Residência e Concurso clique aqui
Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.
A anemia pode ser difícil de se diagnosticar se não houver acesso a equipamentos especializados e profissionais treinados. De fato, a anemia mata 1 milhão de mulheres e crianças em todo o mundo anualmente.
No entanto, se diagnosticada, pode ser facilmente tratada usando suplementos baratos, mesmo em regiões pobres e áreas remotas. Pesquisadores e fundadores da startup indiana, Biosense, estavam determinados a usar a tecnologia para quebrar essa barreira de levar o mínimo de cuidado necessário para ter certeza que ninguém morra mais de anemia na Índia (ou qualquer outro lugar no mundo) de novo.
Essa determinação levou a equipe a desenvolver a primeira versão de um aparelho, que eles chamam de ToucHb.
A tecnologia utilizada é não invasiva, e o aparelho portátil tem o tamanho de um smartphone médio. Ele usa a luz e dosa imediatamente os níveis de hemoglobina, saturação de oxigênio e batimentos cardíacos, facilitando os profissionais da saúde a diagnosticar anemia em áreas sem recursos.
O aparelho utiliza uma tecnologia conhecida como fotopletismografia (PPG), que permite com que os cientistas determinem os níveis de hemoglobina passando um feixe de luz que atravessa a pele. Depois é medida a quantidade de luz que foi transmitida, absorvida e dispersa.
Confira o vídeo da apresentação do aparelho, por um dos criadores, Myshkin Ingawale, no TED – ideias woth spreading.