Aparelho é capaz de dosar hemoglobina sem utilizar uma gota de sangue

Por Brunno Câmara - domingo, maio 20, 2012


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits


ToucHb

A anemia pode ser difícil de se diagnosticar se não houver acesso a equipamentos especializados e profissionais treinados. De fato, a anemia mata 1 milhão de mulheres e crianças em todo o mundo anualmente.

No entanto, se diagnosticada, pode ser facilmente tratada usando suplementos baratos, mesmo em regiões pobres e áreas remotas. Pesquisadores e fundadores da startup indiana, Biosense, estavam determinados a usar a tecnologia para quebrar essa barreira de levar o mínimo de cuidado necessário para ter certeza que ninguém morra mais de anemia na Índia (ou qualquer outro lugar no mundo) de novo.

Essa determinação levou a equipe a desenvolver a primeira versão de um aparelho, que eles chamam de ToucHb.

A tecnologia utilizada é não invasiva, e o aparelho portátil tem o tamanho de um smartphone médio. Ele usa a luz e dosa imediatamente os níveis de hemoglobina, saturação de oxigênio e batimentos cardíacos, facilitando os profissionais da saúde a diagnosticar anemia em áreas sem recursos.

O aparelho utiliza uma tecnologia conhecida como fotopletismografia (PPG), que permite com que os cientistas determinem os níveis de hemoglobina passando um feixe de luz que atravessa a pele. Depois é medida a quantidade de luz que foi transmitida, absorvida e dispersa.

Confira o vídeo da apresentação do aparelho, por um dos criadores, Myshkin Ingawale, no TED – ideias woth spreading.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (área de concentração: virologia). Coordenador e docente do curso de pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da AGD Cursos. Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.

  • Compartilhar:

Artigos relacionados

0 comentários