Médicos particulares são responsáveis por aumento da resistência à antibióticos

Por Brunno Câmara - sexta-feira, julho 13, 2012

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Médicos que atendem pacientes em clínicas particulares contribuem de forma significativa para a disseminação da resistência aos antibióticos, pois são mais propensos a prescreverem medicamentos de forma desnecessária. É o que aponta relatório publicado online na revista Clinical Infectious Diseases.

De acordo com a pesquisa, uma série de fatores influencia a tendência de prescrição exagerada de drogas, incluindo maior demanda por parte dos pacientes, como também pressão para interromper visitas dos pacientes mais cedo, medo que a negação da prescrição gere processos por erro médico, o uso por alguns planos de saúde de pesquisas de satisfação de pacientes para contratação de médicos, entre outras.

Ampicilina é amplamente utilizado para tratar pneumonia, bronquite e infecções de ouvido e pele, bem como intoxicação alimentar por E. coli e Salmonella. A droga não é eficaz contra infecções virais como a gripe e o resfriado comum, mas médicos usualmente a prescreve junto com outros antibióticos para tratar essas queixas - muitas vezes por causa da expectativas dos pacientes.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |