Como escolher uma faculdade de Biomedicina

Por Brunno Câmara - segunda-feira, agosto 27, 2012

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.


Bem, se você chegou até aqui é por que está interessado em fazer biomedicina e ficou com uma dúvida muito comum, que a maioria de nós (estudantes de biomedicina e biomédicos) já tivemos: – O que levar em consideração na hora de escolher a faculdade onde vou passar os próximos quatro anos estudando biomedicina?

O primeiro passo você já deu, pois o curso de graduação já foi escolhido. Agora é a hora de escolher a faculdade. Como muitas pessoas me fazem essa mesma pergunta, praticamente todos os dias, vou escrever alguns pontos que, na minha opinião, são essenciais na hora dessa escolha.

Estrutura física

Uma boa faculdade de biomedicina tem que ter uma boa estrutura. Passamos, praticamente, metade do curso nas aulas práticas dentro dos laboratórios. Se eles não forem bons, organizados, limpos, com equipamentos em boas condições, seu aprendizado pode ser prejudicado.

Outra coisa que deve ser considerada é a quantidade desses equipamentos, pois cada aluno deve ter a oportunidade de praticar sem ter que compartilhar um microscópio com outras duas pessoas, por exemplo. Antes de escolher a instituição, faça uma visita e peça para ver os laboratórios e, também, as salas de aula.

Corpo docente

Esse é um dos pontos que considero mais importante. Não adianta a faculdade ter ótimos laboratórios se seus professores não sabem passar o conteúdo adequadamente. Procure faculdades que tenham professores atuantes no mercado de trabalho, pois eles terão mais novidades e dicas para compartilhar com os alunos.

O MEC exige que os professores tenham no mínimo o Mestrado, mas na realidade isso não acontece. Só que isso não é um problema, pois existem professores que têm apenas especialização, mas são melhores do que um que tem doutorado, por exemplo.

A melhor forma de ficar sabendo como são os professores da instituição que você está em vista é conversando com os alunos que já estudam lá, de preferência os que estão a mais tempo no curso. Lembrando que o coordenador do curso deve ser biomédico.

Incentivo à pesquisa e programas de estágio

Caso não saiba, a biomedicina foi criada primariamente para a pesquisa e docência. Então, o curso tem um grande peso na pesquisa científica. Caso deseje seguir a linha científica, você deve certificar-se de que a instituição tem programas de incentivo à pesquisa, como Iniciação Científica (IC), Mestrado, Doutorado, etc.

Nada melhor que conseguir um bom estágio ainda nos primeiros períodos, não acha? Você ganha experiência e ainda aprende na prática o que vê na teoria. Veja se na faculdade de seu interesse há programas para inserir os estudantes no mercado de trabalho, através dos estágios. Existem faculdades que fazem bons convênios com outras instituições como, laboratórios de referência, hospitais, etc.

Faculdade pública ou privada?

Essa parte é um pouco complicada. Não pode-se generalizar e dizer que todas as públicas são melhores do que as particulares. Falar que você se formou em uma faculdade pública tem um grande peso, mas isso é um antigo problema cultural.

Hoje em dia existem instituições particulares nos mesmos níveis das públicas, ou às vezes, até melhores. Geralmente as públicas têm equipamentos velhos, instalações inadequadas, sem falar nas greves. Mas são as que recebem os incentivos do governo, então também possuem equipamentos de última geração, que uma particular não teria condição de comprar. É um contraste gritante.

Os incentivos para a pesquisa científica são maiores nas instituições públicas, principalmente as federais.

O meu pensamento é: Quem faz a faculdade é o aluno. Você tem que correr atrás dos seus objetivos e não ficar esperando a faculdade oferecer, pois muitas vezes ela não oferece. Deixando claro que essa é minha opinião sobre o que considero importante na hora dessa decisão. Outras pessoas podem concordar, ou não.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |