Discos para identificação bacteriana

Por Brunno Câmara - quarta-feira, agosto 08, 2012

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Bacitracina

A primeira prova presuntiva para identificação de estreptococos beta hemolíticos é a hemólise total (beta hemólise) em Ágar Sangue. Os estreptococos ß-hemolíticos que forem sensíveis à Bacitracina são considerados presuntivamente como pertencentes ao Grupo A de Lancefield.

Interpretação

Positivo (Sensível): Presença de qualquer halo ao redor do disco.
Negativo (Resistente): ausência de halo ao redor do disco.


Novobiocina

Separa cepas de Staphylococcus saprophyticus (Novobiocina resistente) das demais cepas de Staphylococcus coagulase negativa de importância clínica; Staphylococcus saprophyticus é a única espécie isolada em humanos como causadora de infecções urinárias.

Interpretação

Resistente: Ausência de halo de inibição ou halos <= 15 mm.
Sensível: Presença de halo de inibição => a 16 mm.


Optoquina

A optoquina ou cloridrato de etil-hidrocupreína, um derivado da quinina, inibe seletivamente o crescimento de Streptococcus pneumoniae em concentrações muito baixas (5 µg/mL ou menos), podendo eventualmente inibir o crescimento de outros estreptococos alfa-hemolíticos, porém apenas em concentrações maiores. A prova de sensibilidade à optoquina é indicada para a diferenciação entre estreptococos alfa- hemolíticos e pneumococos (S. pneumoniae).

Interpretação

Positivo (Sensível):
• Disco de 6 mm: halo de inibição de 14 mm ou mais.
• Disco de 10 mm: halo de inibição de 16 mm ou mais.

Negativo (Resistente):
• Disco de 6 mm: halo de inibição inferior à 14 mm ou ausência de halo.
• Disco de 10 mm: halo de inibição inferior à 16 mm ouausência de halo.

Referências
• Anvisa      • Laborclin

topblog1

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |