O que é uma Liga Acadêmica em Biomedicina

Por Brunno Câmara - quinta-feira, abril 30, 2020



📚🔬 Apostilas e Livro Digitais

Utilize nossas apostilas digitais como material complementar aos seus estudos - hematologia, uroanálise, parasitologia e líquor.



As Ligas Acadêmicas são entidades sem fins lucrativos com duração ilimitada, criadas e organizadas por acadêmicos, professores e profissionais que apresentam interesses em comum.

Constituem-se por atividades extra-classe e devem ter ações voltadas para o ensino e para a educação relacionada à saúde.

Objetivos

Os objetivos das ligas incluem três áreas, sendo elas:

  • Ensino
  • Pesquisa
  • Extensão

As atividades englobam trabalhos comunitários, treinamentos práticos, reuniões científicas, etc.

Área de concentração

O tema da liga pode ser qualquer um relacionado com a biomedicina, como por exemplo, uma liga de hematologia, ou bioquímica, ou até mesmo análises clínicas, que é mais ampla.

Seleção

Para selecionar os membros, os criadores da liga terão que fazer um curso introdutório, com palestras.

Os alunos interessados em entrar na liga, participarão desse curso e posteriormente deverá ser aplicada uma prova para selecionar os candidatos que serão os novos membros.

Geralmente são selecionados entre 20 e 30 estudantes.

Quem pode participar?

Pode participar qualquer acadêmico do curso de biomedicina, independente de qual semestre se encontra.

Como criar uma liga acadêmica

Para saber o passo a passo de como criar uma liga acadêmica, acesse aqui.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (área de concentração: virologia). Coordenador e docente do curso de pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da AGD Cursos. Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @brunnocamara |