RS confirma dois casos de superbactérias produtoras de NDM

Por Brunno Câmara - terça-feira, maio 07, 2013


🔥 Inscrições abertas para a 2ª Turma do Curso de Análises Clínicas para Residência e Concurso

Mais de 100 videoaulas, questões comentadas, simulados, aulas ao vivo sobre os aspectos clínico-laboratoriais dos 9 temas mais cobrados nas seleções.

Inscrições por tempo limitado!

Clique aqui e saiba como garantir sua vaga!

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio Grande do Sul confirmou dois casos de superbactérias produtoras de uma enzima chamada New Delhi Metallobetalactamase (NDM) ou em tradução livre metalo-beta-lactamase de Nova Deli.

As bactérias produtoras dessa enzima pertencem principalmente à família das Enterobactérias, com destaque para a E. coli e a K. pneumoniae.

O primeiro caso de NDM foi identificado em um paciente sueco de origem indiana, que foi admitido em um hospital em Nova Deli, Índia em 2008.

A enzima torna a bactéria resistente a quase todos os betalactâmicos, incluindo os carbapenens (imipenem, meropenem, ertapenem, doripenem).

Esses antibióticos que são poderosos e de amplo espectro são geralmente considerados a última linha de defesa contra cepas de bactérias multirresistentes, como a E. coli e a K. pneumoniae.

Essa é a primeira vez que o microrganismo considerado altamente resistente a antibióticos é registrado no Brasil. Os pacientes foram detectados em março deste ano no Hospital Conceição, em Porto Alegre.

Com informações de biomerieux-diagnostics.com e Estadão

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (área de concentração: virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |