RS confirma dois casos de superbactérias produtoras de NDM
Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:
- Hematologia básica clique aqui
- Anemias clique aqui
- Onco-hematologia clique aqui
- Interpretando o hemograma clique aqui
- Curso de Hematologia (10% off) clique aqui
- Preparatório de Análises Clínicas para Residência e Concurso clique aqui
Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio Grande do Sul confirmou dois casos de superbactérias produtoras de uma enzima chamada New Delhi Metallobetalactamase (NDM) ou em tradução livre metalo-beta-lactamase de Nova Deli.
As bactérias produtoras dessa enzima pertencem principalmente à família das Enterobactérias, com destaque para a E. coli e a K. pneumoniae.
O primeiro caso de NDM foi identificado em um paciente sueco de origem indiana, que foi admitido em um hospital em Nova Deli, Índia em 2008.
A enzima torna a bactéria resistente a quase todos os betalactâmicos, incluindo os carbapenens (imipenem, meropenem, ertapenem, doripenem).
Esses antibióticos que são poderosos e de amplo espectro são geralmente considerados a última linha de defesa contra cepas de bactérias multirresistentes, como a E. coli e a K. pneumoniae.
Essa é a primeira vez que o microrganismo considerado altamente resistente a antibióticos é registrado no Brasil. Os pacientes foram detectados em março deste ano no Hospital Conceição, em Porto Alegre.
Com informações de biomerieux-diagnostics.com e Estadão