O que é Solução Padrão

Por Brunno Câmara - terça-feira, junho 11, 2013

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Todos os equipamentos de um laboratório devem ser calibrados regularmente para que os resultados dos exames possam ser confiáveis. Mas será que você sabe o que é uma solução padrão? Veja a seguir.

O padrão é o analito purificado, ou seja, a substância que será testada, dissolvida em água ou álcool juntamente com conservantes. Ele geralmente acompanha o kit que o laboratório compra. As propriedades físico-químicas são muito diferentes da amostra humana.

Serve, principalmente, para a calibração de equipamentos manuais e semi-automáticos. Então, podemos dizer que o padrão é um tipo de calibrador.

Exemplo

Vamos supor que você está fazendo a dosagem de uma glicemia de jejum em aparelho manual (espectrofotômetro).

A solução padrão que veio com o kit, nesse caso, já está dissolvida em água contento 100 mg/dL de glicose.

Você terá que pipetar em três tubos: um para o branco (B), um para o teste (T) e um para o padrão (P).

Então, faz-se a incubação e leitura no aparelho, anotando os resultados em um papel. Agora precisamos calcular o resultado.

A fórmula da glicose, para esse kit, é a seguinte:

O número 100 não veio do além. Ele é o valor da concentração da solução padrão.

image

Nesse caso, sem o padrão não seria possível determinar a glicemia do paciente. Geralmente os laboratórios não fazem a dosagem do padrão todas as vezes. Eles fazem uma média de pelo menos três dosagens e utilizam-na em todos os testes.

Nos aparelhos semi-automáticos, você calcula essa média, e depois determina o fator e o armazena na memória do equipamento. Cada exame tem o seu fator. É esse fator que o aparelho utilizará para fazer as contas e te dar os resultados prontos, sem você ter que calcular um por um.

 

Alguns aparelhos automáticos também utilizam o padrão como calibrador, mas esse já assunto para outro post. Em breve falarei sobre soro calibrador.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |