Qualidade do colesterol HDL é tão importante quanto sua quantidade

Por Brunno Câmara - segunda-feira, setembro 16, 2013

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Um estudo realizado na Universidade de Helsinque, na Finlândia, mostra que na avaliação dos riscos de doenças cardíacas, não é suficiente considerar os níveis de colesterol HDL.

A qualidade  dessas moléculas tem grande influência e pode variar entre as pessoas. Muitos dos genes que regulam a inflamação e a resposta imunológica do corpo estão associados aos baixos níveis de HDL.

No estudo, foram analisados indivíduos que apresentavam taxas muito baixas e muito altas de colesterol HDL.

“Os resultados mostraram que alguns indivíduos são geneticamente mais propensos a inflamações que outros, especialmente no tecido gorduroso e nos vasos sanguíneos. A inflamação, por sua vez, pode bloquear o transporte de colesterol das paredes dos vasos, levando a níveis mais baixos de colesterol HDL na circulação", explica o pesquisador e coautor do estudo Pirkka-Pekka Laurila.

A pesquisa demonstrou também que os níveis de colesterol HDL estão ligados à qualidade de partículas presentes em sua superfície, e que atuam na proteção das artérias, como as moléculas de lipídio, que têm propriedades antioxidantes. Em indivíduos cujo colesterol HDL era baixo, também foi prejudicada a qualidade das partículas de HDL.

Fonte: Lab Tests Online

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |