Experimentos com animais: ruim com eles, pior sem eles [opinião]
Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:
- Hematologia básica clique aqui
- Anemias clique aqui
- Onco-hematologia clique aqui
- Interpretando o hemograma clique aqui
- Curso de Hematologia (10% off) clique aqui
- Preparatório de Análises Clínicas para Residência e Concurso clique aqui
Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.
Esses dias um assunto polêmico veio à tona com força total, pesquisas e experimentos com animais, depois que ativistas invadiram um instituto de pesquisa para “resgatar” cães da raça beagle.
De um lado estão os ativistas defensores dos animais, de outro, os pesquisadores e cientistas. Quem está certo e quem está errado?
Como biomédico, não poderia deixar de dar minha opinião. As pesquisas com animais foram e são essenciais para o desenvolvimento de novas drogas e tratamentos. Não sou a favor dos maus tratos, mas são graças a esses animais que hoje temos vacinas, medicamentos e tratamentos que nos protegem das mais variadas doenças.
Fazendo meu TCC, que foi uma revisão bibliográfica, lembro de que pelo menos 70% dos artigos de periódicos famosos, como a Science, tinham em sua metodologia experimentos com camundongos e ratos. Eram pesquisas com alto grau de sucesso e serviam para o desenvolvimentos de novos tratamentos para o câncer. Infelizmente não há como fazer de outro modo, por enquanto.
Quantos cachorros estão nas ruas das cidades, morrendo, por causa de abondono de seus próprios donos? Se o animal é bonitinho é algo absurdo, mas se é um rato, por exemplo, não há problemas.
Não precisamos ir longe, basta olhar nossas refeições: carne de vaca, porco, frango, peixe, entre outras. Esses animais vivem para um único propósito, morrer e virar comida. A maioria das pessoas não tem dó.
Eu tenho dois cachorros e sempre gostei de animais, inclusive desde pequeno dizia que queria ser biólogo, mas nem por isso sou radical e discordo desses experimentos.
Legislação
No Brasil, a Lei Arouca (2008) regulamenta a experimentação animal. As instituições que usam ou criam animais para fins científicos devem estar registradas e criar suas Comissões de Ética no Uso de Animais (Ceua), formada por pesquisadores e integrantes da sociedade de proteção aos animais, que tem como função examinar se os experimentos estão de acordo com a lei. Com a regulamentação, o objetivo é que o número de animais usados em testes seja reduzido.
E você, concorda com a utilização de animais em pesquisas ou é contra?