Valores de referência do Perfil Lipídico em laudos serão padronizados
Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:
- Hematologia básica clique aqui
- Anemias clique aqui
- Onco-hematologia clique aqui
- Interpretando o hemograma clique aqui
- Curso de Hematologia (10% off) clique aqui
- Preparatório de Análises Clínicas para Residência e Concurso clique aqui
Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.
Representantes de quatro Sociedades Científicas (SBPC/ML, SBC, SBAC e ABBM) assinaram documento sugerindo que os laudos laboratoriais referentes ao perfil lipídico sejam padronizados em todo o país quando tratar-se dos valores de referência e também do alerta sugestivo para o diagnóstico da Hipercolesterolemia Familiar (HF).
Os 18 mil laboratórios de análises clínicas existentes no Brasil deverão passar a utilizar os parâmetros da, recém-atualizada, V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção de Aterosclerose.
Participaram da assinatura do documento Hermes Toros, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Irineu Grinberg, presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, Paulo Sergio Roffé, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínicas/Medicina Laboratorial, e dois representantes da Associação Brasileira de Biomedicina, Silvio José Cecchio e Rafael Padovani.
Segundo Hermes Toros, em 90 dias todos os laboratórios estarão emitindo os laudos de acordo com os novos parâmetros. E em casos de suspeita de HF o laudo terá um alerta.
Limites
De acordo com a diretriz, para adultos maiores de 20 anos o colesterol total (CT) não deve ultrapassar 239 mg/dL e o LDL colesterol (LDL-C) deve ser no máximo de 159 mg/dL. Para ler a diretriz clique aqui.
Valores da V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção de Aterosclerose
Com informações da Revista NewsLab