Valores de referência do Perfil Lipídico em laudos serão padronizados

Por Brunno Câmara - quinta-feira, novembro 21, 2013


Curta nossa página ↓

Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Representantes de quatro Sociedades Científicas (SBPC/ML, SBC, SBAC e ABBM) assinaram documento sugerindo que os laudos laboratoriais referentes ao perfil lipídico sejam padronizados em todo o país quando tratar-se dos valores de referência e também do alerta sugestivo para o diagnóstico da Hipercolesterolemia Familiar (HF).

Os 18 mil laboratórios de análises clínicas existentes no Brasil deverão passar a utilizar os parâmetros da, recém-atualizada, V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção de Aterosclerose.

Participaram da assinatura do documento Hermes Toros, da Sociedade Brasileira de Cardiologia,  Irineu Grinberg, presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, Paulo Sergio Roffé, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínicas/Medicina Laboratorial, e dois representantes da Associação Brasileira de Biomedicina, Silvio José Cecchio e Rafael Padovani.

Segundo Hermes Toros, em 90 dias todos os laboratórios estarão emitindo os laudos de acordo com os novos parâmetros. E em casos de suspeita de HF o laudo terá um alerta.

Limites

De acordo com a diretriz, para adultos maiores de 20 anos o colesterol total (CT) não deve ultrapassar 239 mg/dL e o LDL colesterol (LDL-C) deve ser no máximo de 159 mg/dL. Para ler a diretriz clique aqui.

Tabela
Valores da V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção de Aterosclerose

Com informações da Revista NewsLab

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior dos cursos de graduação em Biomedicina e Farmácia. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - UFG (IPTSP-UFG). Coordenador e docente do curso de pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da AGD Cursos. Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.

  • Compartilhar:

Artigos relacionados

0 comentários

Não temos interesse em publicar nada que nos ofenda ou ofenda outros visitantes. Só são aprovados textos que valorizem o que fazemos aqui e que podem ajudar outras pessoas, agregando valor ao conteúdo. O comentário precisa ser útil!