A importância da monitoria na Biomedicina

Por Brunno Câmara - quarta-feira, março 05, 2014

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Desde pequeno as pessoas me diziam que os professores universitários não gostavam dos alunos e apenas ministravam suas aulas, nada mais além disso. Quando entrei na faculdade achei que fosse ter que me virar para conseguir estudar, sem ajuda de ninguém.

Foi aí que descobri que as coisas não eram bem assim, e que é possível sim ter uma boa relação aluno-professor, e também ter ajuda na hora de estudar.

Essa ajuda vem dos monitores. Muitas pessoas não dão a devida importância a esse aluno veterano que está à disposição para tirar nossas dúvidas fora do horário de aula.

A importância para o aluno

Sempre tem aquela matéria que você não entende muito bem, ou fica com várias dúvidas, ou precisa de mais tempo para assimilar.

O monitor é um aluno que já passou pela disciplina e destacou-se nela, assim como obteve notas boas. Então, ele é selecionado para ajudar outros alunos que estão passando por tal disciplina.

Como os professores não têm muito tempo livre, fora do horário de aula, para dedicar aos alunos, o monitor assume este papel. Essa é a chance de você poder sanar suas dúvidas ou então reforçar ainda mais o que o professor passou nas aulas.

A importância para o monitor

O aluno monitor também aprende com a monitoria, pois ensinando outros alunos ele está exercitando seu conhecimento e fica mais fácil de lembrar das matérias com o passar dos semestres.

O monitor é como se fosse um auxiliar do professor, podendo atuar na sala de aula e também nos laboratórios.

Falo que é uma experiência incrível, pois já fui monitor de bioquímica básica e hematologia clínica. Você tem que estar preparado para as dúvidas dos outros estudantes e acaba estudando ainda mais, ficando ainda melhor naquela matéria.

Outro ponto positivo é que a monitoria é aceita como atividade extracurricular, valendo pontos em muitos processos seletivos, como os de mestrados, residências e até mesmo concursos.

Geralmente a monitoria tem duração de um semestre, podendo ser remunerada ou voluntária. Para ser um monitor você tem que ser bom na disciplina da monitoria e também ter tirado notas excelentes. Dependendo da faculdade e da quantidade de candidatos poderá ser necessário a realização de uma prova de seleção.

Você terá contato direto com o professor que ministra a respectiva disciplina, para relatar quais as principais dúvidas dos alunos e quais as dificuldades mais comuns. O professor irá usar essas informações para modificar sua metodologia ou dar ênfase em um determinado assunto, por exemplo.

Se você é um daqueles que não davam a mínima atenção à monitora, vale a pena parar para pensar e participar sempre que possível.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |