Questão de concurso comentada #5 – Hematologia

Por Brunno Câmara - terça-feira, junho 24, 2014

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

(Hospital Universitário Oswaldo Cruz/2013/UPENET-IAUPE) Sobre os índices hematimétricos, observe as afirmativas abaixo:

I. O VCM acima do valor normal ocorre na condição de microcitose.
II. O CHCM abaixo do valor normal ocorre na condição de hipocromia.
III. O índice RDW determina o grau do conteúdo de hemoglobina pelos eritrócitos.
IV. O CHCM não depende diretamente do número de hemácias.

Está CORRETO, apenas, o que se afirma em:

a) II.

b) II, III e IV.

c) II e III.

d) III e IV.

e) II e IV.

RESPOSTA

Os índices hematimétricos são parâmetros do hemograma, calculados para ajudar na interpretação do exame, fornecendo informações importantes sobre volume e quantidade dos eritrócitos e hemoglobina. São eles: VCM, HCM, CHCM e RDW.

VCM - é o Volume Corpuscular Médio, e avalia a média do tamanho (volume) das hemácias. Classifica as anemias em normocíticas (VCM=80-100 fl), microcíticas (VCM<80 fl) e macrocíticas (VCM> 100 fl).

HCM - sigla para Hemoglobina Corpuscular Média. Reflete o conteúdo médio de hemoglobina por hemácia (massa), definindo se a anemia é hipocrômica (HCM<30 pg) ou normocrômica (HCM=30-33 pg).

CHCM - a Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média avalia é a hemoglobina encontrada em 100 mL de hemácias. Esse índice permite a avaliação do grau de saturação de hemoglobina nos eritrócitos, classificando-os em normocrômicos ou hipocrômicos. O valor de referência é de 33,4 a 35,5 g/dL.

RDW – do inglês, Red Cell Distribution Width, representa a amplitude de distribuição dos glóbulos vermelhos, servindo como um índice de anisocitose, que se altera precocemente na deficiência de ferro, mesmo antes da alteração de outros parâmetros, como a alteração do VCM e a diminuição da hemoglobina. Seu valor normal situa-se entre 11,5% a 14,5%. O RDW é fornecido apenas por analisadores hematológicos automatizados, não sendo possível sua determinação caso o procedimento seja realizado manualmente.

Um RDW alto indica uma variação do volume dos eritrócitos além do normal. Isso pode ser devido ao aumento dos níveis de eritrócitos menores, maiores ou a combinação dos dois cenários. Por exemplo, o aumento do número de eritrócitos imaturos durante a resposta regenerativa a um quadro de anemia irá elevar o valor do RDW, pois o número de eritrócitos maiores está acima do normal. O mesmo acontece quando há um aumento do número de eritrócitos menores, como por exemplo, na anemia ferropriva. Para saber qual cenário o RDW está indicando é necessário analisar a respectiva lâmina hematológica.

Analisando as afirmações, temos:

I. O VCM acima do valor normal ocorre na condição de macrocitose.
II. O CHCM abaixo do valor normal ocorre na condição de hipocromia.
III. O HCM determina o grau do conteúdo de hemoglobina pelos eritrócitos.
IV. O CHCM não depende diretamente do número de hemácias.

Desse modo, as afirmações corretas são apenas a II e a IV, sendo o gabarito da questão a letra E.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |