Perfusão: oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO)
Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:
- Hematologia básica clique aqui
- Anemias clique aqui
- Onco-hematologia clique aqui
- Interpretando o hemograma clique aqui
- Curso de Hematologia (10% off) clique aqui
- Preparatório de Análises Clínicas para Residência e Concurso clique aqui
Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.
O sistema de oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) é um conjunto de tubos, membrana de oxigenação artificial e bomba propulsora. Seu objetivo é oferecer assistência pulmonar, cardíaca ou cardiorrespiratória.
medicinaintensiva.com.br
É um circuito fechado de circulação extracorpórea (CEC) em que o sangue desoxigenado e rico em gás carbônico é drenado do sistema venoso e impulsionado por uma bomba centrífuga através de uma membrana de oxigenação artificial, retornando oxigenado para o sistema arterial do corpo. O fluxo gerado é contínuo. Seu papel é manter a perfusão dos tecidos com sangue oxigenado enquanto se aguarda a recuperação do órgão primariamente acometido, coração, pulmões ou ambos.
O suporte de vida extracorpóreo em recém-nascidos e crianças tem apresentado bons resultados. A experiência com ECMO em adultos é mais moderado e os resultados imediatos são menores.
Pacientes que se apresentam em choque cardiogênico após infarto agudo do miocárdio, após cardiotomia ou depois de parada cardíaca, entre outros, apresentam altas taxas de mortalidade hospitalar. A ressuscitação inicial com ECMO pode melhorar as taxas de mortalidade hospitalar.
Estudos em UTIs relatam que se o ECMO não estivesse disponível, a chance de sobrevida seria próxima a zero. Também consideram “não ético” ter o conhecimento que tal suporte existe e não oferecer aos pacientes, sugerindo o ECMO como uma opção nas UTIs brasileiras.
Para saber mais sobre perfusão, acesse www.asgardeducacao.com.br
Referências
- COLAFRANCESCHI, Alexandre Siciliano et al. Assistência circulatória com oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) no adulto: um conceito falido ou esquecido?. Arq. Bras. Cardiol. [online]. 2008, vol.91, n.1, pp. 36-41.
- ECMO - Como tudo começou <link>