Perfusão: oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO)

Por Brunno Câmara - quarta-feira, agosto 27, 2014


Curta nossa página ↓

Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

O sistema de oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) é um conjunto de tubos, membrana de oxigenação artificial e bomba propulsora. Seu objetivo é oferecer assistência pulmonar, cardíaca ou cardiorrespiratória.


medicinaintensiva.com.br

É um circuito fechado de circulação extracorpórea (CEC) em que o sangue desoxigenado e rico em gás carbônico é drenado do sistema venoso e impulsionado por uma bomba centrífuga através de uma membrana de oxigenação artificial, retornando oxigenado para o sistema arterial do corpo. O fluxo gerado é contínuo. Seu papel é manter a perfusão dos tecidos com sangue oxigenado enquanto se aguarda a recuperação do órgão primariamente acometido, coração, pulmões ou ambos.

O suporte de vida extracorpóreo em recém-nascidos e crianças tem apresentado bons resultados. A experiência com ECMO em adultos é mais moderado e os resultados imediatos são menores.

Pacientes que se apresentam em choque cardiogênico após infarto agudo do miocárdio, após cardiotomia ou depois de parada cardíaca, entre outros, apresentam altas taxas de mortalidade hospitalar. A ressuscitação inicial com ECMO pode melhorar as taxas de mortalidade hospitalar.

Estudos em UTIs relatam que se o ECMO não estivesse disponível, a chance de sobrevida seria próxima a zero.  Também consideram “não ético” ter o conhecimento que tal suporte existe e não oferecer aos pacientes, sugerindo o ECMO como uma opção nas UTIs brasileiras.

Para saber mais sobre perfusão, acesse www.asgardeducacao.com.br

Referências
- COLAFRANCESCHI, Alexandre Siciliano et al. Assistência circulatória com oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) no adulto: um conceito falido ou esquecido?. Arq. Bras. Cardiol. [online]. 2008, vol.91, n.1, pp. 36-41.
- ECMO - Como tudo começou <
link>

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior dos cursos de graduação em Biomedicina e Farmácia. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - UFG (IPTSP-UFG). Coordenador e docente do curso de pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da AGD Cursos. Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.

  • Compartilhar:

Artigos relacionados

0 comentários

Não temos interesse em publicar nada que nos ofenda ou ofenda outros visitantes. Só são aprovados textos que valorizem o que fazemos aqui e que podem ajudar outras pessoas, agregando valor ao conteúdo. O comentário precisa ser útil!