Onde encontrar biomédicos em um hospital de alta complexidade

Por Brunno Câmara - segunda-feira, agosto 25, 2014

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Recentemente, no hospital onde faço residência, escutei alguém comentar sobre onde mais um biomédico atuaria dentro de um hospital, senão no laboratório de análises clínicas. E isso não saiu da minha cabeça.

Resolvi então fazer uma análise e mostrar para vocês em quais outros locais de um hospital podemos atuar.

Mas antes de começar, há algumas observações que devem ser feitas.

A primeira delas é que os locais a seguir nem sempre existem em todos os hospitais, ficando algumas áreas dependentes do grau de complexidade da instituição. A outra é que essa análise é de um hospital de referência e de alta complexidade do Estado de Goiás, sendo que a realidade pode variar de acordo com a instituição e a região do Brasil. Não serão analisadas as remunerações de cada função desempenhada pelos profissionais.

Agora sim, podemos prosseguir. Confira:

Laboratório de Análises Clínicas

Não há dúvidas de que aqui é o principal local de atuação do biomédico, não é?! Uma característica que achei interessante quando cheguei ao laboratório do hospital foi que os biomédicos ficam mais voltados para a parte pós-analítica, conferindo e liberando exames.

Claro que há algumas etapas de exames que são executadas por nós, como por exemplo a leitura das distensões sanguíneas dos hemogramas e interpretações do crescimento das culturas microbiológicas e antibiograma.

Outras atribuições são o controle de qualidade, gerência administrativa e técnica. Posso dizer, sem dúvidas, que em Goiás o biomédico tem seu espaço reconhecido quando o assunto são as análises clínicas.

Banco de Sangue

Nem todos os hospitais têm um banco de sangue próprio, isso é fato. Porém, nos que possuem esse serviço o biomédico também está presente e atuante.

Você deve estar se perguntando o que fazemos, certo? Podemos atuar na triagem clínica do doador de sangue, que é uma consulta clínica para saber se ele poderá ou não prosseguir no processo de doação. Quanto melhor for a triagem clínica, menor será a quantidade de exames sorológicos e moleculares (NAT) positivos para doenças como HIV/AIDS, hepatites, chagas, sífilis, etc.

E adivinha quem realiza esses testes?! Nós mesmos, juntamente com a tipagem sanguínea de todas as bolsas e a pesquisa de anticorpos irregulares.

Outro procedimento que realizamos é a aférese, que é um processo de separação de um hemocomponente e devolução dos demais ao mesmo tempo. Os componentes sanguíneos mais retirados são as plaquetas, processo chamado de plaquetaférese. Imagine o procedimento como se fosse uma “mini circulação extracorpórea”, falando de grosso modo.

Agência Transfusional

As agências transfusionais (AT) já são mais comuns de se encontrar em hospitais, pois a hemoterapia depende totalmente desse serviço. O biomédico aqui, geralmente, é o responsável técnico pelo setor.

É na AT que as provas são realizadas antes de um paciente receber o sangue como terapia. Esses exames são a pesquisa de anticorpos irregulares (PAI) no plasma do paciente, prova cruzada da bolsa de sangue com o plasma do paciente, fenotipagem eritrocitária (D, C, c, E, e, Kell, Kidd etc.) do paciente e também das bolsas, caso necessário.

A tipagem sanguínea, mesmo que realizada pelo banco de sangue, é refeita na AT em todas as bolsas para se ter certeza de que não houve rotulação errada.

Centro de Reprodução Humana

Com certeza não é qualquer hospital que oferece o serviço de reprodução humana (RH), pois é uma especialidade muito complexa e de alto custo. Na RH o biomédico já não é tão forte, como em outras áreas, mas está presente cada vez mais.

Aqui no hospital há duas biomédicas atuando na área, porém ainda não tive muito contato com elas. Mas, em breve, publicarei mais informações sobre o assunto e, quem sabe, até mesmo uma entrevista com alguma delas.

Na RH o biomédico pode atuar na identificação e classificação oocitária, no processamento e criopreservação, entre outros procedimentos.

Diagnóstico por imagem

Aqui entram principalmente os exames de Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada e Medicina Nuclear. Em alguns estados, como São Paulo, o biomédico já recebe preferência como profissional na realização desses procedimentos.

Porém, nesse hospital onde estou atualmente, não há a oferta desses serviços pela própria instituição. Já em hospitais como o Hospital Israelita Albert Einstein e Sírio Libanês a oferta existe.


Existem ainda outras atividades e setores onde o biomédico pode atuar, como por exemplo na parte de diagnóstico molecular, em hospitais referências no tratamento de câncer. Sem falar também na residência, em que fazemos rodízios por vários desses setores, nos especializando.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |