Caso clínico – qual sua hipótese diagnóstica? [atualizado]

Por Brunno Câmara - terça-feira, setembro 02, 2014

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.


(atualizado em 21/09/14) Resposta: Foram 915 respostas e 77% dos participantes acertaram. O diagnóstico é de Anemia Falciforme. Muito fácil, não?!


B.F.R, sexo masculino, 05 anos, afro-brasileiro, dá entrada no posto de saúde apresentando astenia, fraqueza, icterícia de pele e mucosas (++/4+). Apresentava também dores abdominais em cólica, lesões ulceradas na extremidade da perna e aumento do fígado e baço (hepatoesplenomegalia). A mãe relata que ele já tomou remédio para anemia, mas não sabe explicar além disso.

Foram solicitados exames hematológicos e bioquímicos. Confira logo abaixo:

Hemograma

Após analisar a clínica e os resultados do paciente, qual sua hipótese diagnóstica?

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |