Caso clínico – qual sua hipótese diagnóstica? [atualizado]

Por Brunno Câmara - terça-feira, setembro 02, 2014


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits



(atualizado em 21/09/14) Resposta: Foram 915 respostas e 77% dos participantes acertaram. O diagnóstico é de Anemia Falciforme. Muito fácil, não?!


B.F.R, sexo masculino, 05 anos, afro-brasileiro, dá entrada no posto de saúde apresentando astenia, fraqueza, icterícia de pele e mucosas (++/4+). Apresentava também dores abdominais em cólica, lesões ulceradas na extremidade da perna e aumento do fígado e baço (hepatoesplenomegalia). A mãe relata que ele já tomou remédio para anemia, mas não sabe explicar além disso.

Foram solicitados exames hematológicos e bioquímicos. Confira logo abaixo:

Hemograma

Após analisar a clínica e os resultados do paciente, qual sua hipótese diagnóstica?

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior dos cursos de graduação em Biomedicina e Farmácia. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - UFG (IPTSP-UFG). Coordenador e docente do curso de pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da AGD Cursos. Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.

  • Compartilhar:

Artigos relacionados

0 comentários

Não temos interesse em publicar nada que nos ofenda ou ofenda outros visitantes. Só são aprovados textos que valorizem o que fazemos aqui e que podem ajudar outras pessoas, agregando valor ao conteúdo. O comentário precisa ser útil!