Caso clínico – qual sua hipótese diagnóstica? #3

Por Brunno Câmara - terça-feira, novembro 04, 2014


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits



(atualizado em 17/11/2014) Resposta: Foram 656 respostas e 71% dos participantes acertaram. A resposta certa é Ancylostoma duodenale. Clique aqui para ver a explicação do caso.


Homem de 33 anos, trabalhador da zona rural, procurou o pronto atendimento do hospital se queixando de fraqueza ao realizar tarefas diárias que já durava dois meses, e sangue nas fezes. Devido sua palidez e pele amarelada, foram pedidos exames laboratoriais, cujo resultados estão descritos abaixo:

Hemograma

Diante dos resultados desses exames, foi solicitado Exame Parasitológico de Fezes (EPF):

Caso clínico desenvolvido por:
Dennis Leandro, 6° Semestre - Faculdade Metrocamp
Victor Borin, 6° Semestre - UNIP
Campinas - SP

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior dos cursos de graduação em Biomedicina e Farmácia. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - UFG (IPTSP-UFG). Coordenador e docente do curso de pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da AGD Cursos. Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.

  • Compartilhar:

Artigos relacionados

0 comentários

Não temos interesse em publicar nada que nos ofenda ou ofenda outros visitantes. Só são aprovados textos que valorizem o que fazemos aqui e que podem ajudar outras pessoas, agregando valor ao conteúdo. O comentário precisa ser útil!