Medicamento para hipertensão arterial pode ser a cura para o Diabetes

Por Brunno Câmara - segunda-feira, novembro 10, 2014

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Um novo estudo realizado por um grupo de pesquisadores da Universidade do Alabama, EUA, revelou que a droga Verapamil, que é comumente usada no tratamento da hipertensão arterial, poderia ser a chave para a cura dos dois tipos de diabetes mellitus em seres humanos.

Há alguns anos, o grupo descobriu que a progressão do diabetes estava ligada a uma proteína pancreática conhecida como TXNIP. Eles encontraram que a doença se desenvolve inicialmente quando a pressão alta faz com que o pâncreas produza TXNIP em excesso, que ficam nas células beta do órgão. Essa produção em excesso mata ativamente as células beta do pâncreas.

Agora, os cientistas descobriram que o medicamento verapamil na verdade diminui os níveis de TXNIP no meio intracelular – tanto que, quando administrada em camundongos, a droga erradicou completamente a doença.

O próximo passo é realizar um estudo clínico, que começará em 2015, e envolverá 52 participantes com idade entre 19 e 45 anos, que foram diagnosticados com diabetes tipo 1 nos últimos três meses.

Uma grande vantagem dessa droga em comparação a outras que ainda estão sendo testadas, é que ela já está no mercado há mais de 30 anos, e não causa nenhum efeito colateral grave.

Confira o vídeo:


http://youtu.be/De1NCk3hhqw

- In human clinical trial, UAB to test drug shown to completely reverse diabetes in human islets, mice. <link>
- Anath Shalev. Minireview: Thioredoxin-Interacting Protein: Regulation and Function in the Pancreatic β-Cell. Mol Endocrinol, August 2014, 28(8):1211–1220. <
link>

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |