HPLC - Cromatografia líquida de alta eficiência

Por Brunno Câmara - quarta-feira, abril 08, 2015

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA

A Cromatografia líquida de alta eficiência (do inglês: High Performance Liquid Chromatography) é uma técnica utilizada na separação dos vários componentes de uma mistura de substâncias, com o objetivo de identificar esses componentes, quantificá-los ou purificá-los.

Na técnica, coloca-se um pequeno volume de uma amostra líquida numa coluna cromatográfica com partículas porosas (fase estacionária). Então um reagente é dispensado na coluna, fazendo com que os componentes da mistura desloquem-se através da coluna.

HPLC

As substâncias com maior afinidade pelo reagente (solvente) movem-se mais lentamente; já as com menor afinidade movem-se mais rapidamente. Ao sair da coluna, os componentes passam por um detector que emite um sinal elétrico o qual é registrado, constituindo um cromatograma.

CROMATOGRAMA HPLC

Aplicação

A HPLC é utilizada em análises de compostos não voláteis ou instáveis termicamente onde a cromatografia a gás não pode ser utilizada.

Nas análises clínicas é utilizada na detecção de metabólitos, proteínas, peptídeos, aminoácidos etc. Como exemplo temos a dosagem de 25-Hidróxi-vitamina D, Hemoglobina glicada, hormônios esteroides, entre outras.

Em entrevista ao portal Labnetwork, o coordenador do laboratório do Hospital Israelita Albert Einstein afirmou que cada vez mais os laboratórios irão utilizar essa técnica, porém a dificuldade em adquirir os equipamentos, contratar pessoas qualificadas, desenvolver as técnicas e executar os exames no dia a dia (a rotina destas técnicas ainda é muito manual, em comparação com a automação dos equipamentos que realizam os testes convencionais), são as principais barreiras para expansão dentro dos laboratórios.

Confira também: Principais metodologias utilizadas em aparelhos no laboratório clínico

Referências: : Ayrton Argenton. Conceitos fundamentais de Cromatografia a líquido de Alto Desempenho (HPLC). 2010. | Agilent Technologies. Fundamentals of Liquid Chromatography (HPLC).

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |