Neurociência: desvendando os mistérios do sistema nervoso

Por Brunno Câmara - sábado, maio 07, 2016

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

O Sistema Nervoso (SN) coordena e controla todas as funções de um organismo, recebe estímulos externos e é capaz de interpretá-los, respondendo de maneira adequada. Muitas dessas funções dependem da vontade e outras são involuntárias.

A unidade básica do SN é o neurônio, célula com alta capacidade de excitação e que se comunica com outras células musculares ou secretoras, chamadas efetuadoras. Além dos neurônios, existem também no tecido nervoso as células da glia ou neuroglia. Elas ocupam as lacunas entre os neurônios e têm função de revestimento/isolamento, sustentação e defesa.

A neurociência estuda toda a fisiologia e patologia do SN, desde as funções vegetativas, como digestão, circulação, respiração, até as funções sensoriais e motoras, memória, aprendizagem, emoção entre outras.

Vários fatores alteram as funções do SN, como traumas, agentes infecciosos, toxinas, tumores, defeitos congênitos, deficiências nutricionais etc. Muitas doenças do sistema nervoso são totalmente incapacitantes, outras provocam prejuízos de diferentes níveis de gravidade.

Doenças

Dentre as crianças, as doenças mais prevalentes são: epilepsia, paralisia cerebral, autismo e tumores cerebrais.

Dentre as doenças que mais afetam os adultos estão: Alzheimer, AVE, Parkinson, traumas cerebrais, lesões medulares e esclerose múltipla.

Além do sofrimento e incapacidade do indivíduo, essas doenças também representam custos diretos em recursos médicos e custos indiretos em perda de produtividade.

As doenças do SN, em sua maioria, são difíceis de serem tratadas. Entra em cena, então, a neurociência, tentando elucidar as causas dessas alterações neurológicas, pesquisando e desenvolvendo tratamentos para melhorar a qualidade de vida do paciente. Desse modo, têm havido progressos notáveis nos últimos anos, decorrentes do grande esforço de pesquisa em neurociência.

Confira a seguir o TED de uma das principais neurocientistas brasileiras, Dra. Suzana Herculano-Houzel.

Não conseguiu visualizar? Clique aqui.

O cérebro humano é um enigma... ele é curiosamente grande em relação ao tamanho de nosso corpo, consome uma quantidade imensa de energia para o seu peso e tem o córtex cerebral bizarramente denso. Mas: por quê? A neurocientista Suzana Herculano-Houzel põe seu chapéu de detetive e nos conduz por esse mistério. Ao fazer "sopa de cérebro", ela chega a uma conclusão surpreendente.

A partir de agora, após vários pedidos, serão abordados aqui no blog mais detalhes sobre essas doenças neurológicas, assim como assuntos relacionados à fisiologia do SN. Fiquem ligados!

VENTURA, Dora Fix. Um retrato da área de Neurociência e comportamento no Brasil.Psic.: Teor. e Pesq.,  Brasília ,  v. 26, n. spe, p. 123-129, 2010.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |