5 dicas para se dar bem nas provas de parasitologia

Por Brunno Câmara - terça-feira, abril 25, 2017

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Parasitologia Biomedicina

Merozoíto, tripomastigota, epimastigota, cercária, larva rabditoide, larva filarioide, cisto, oocisto, fêmea partenogenética… Ufa! Quanto nomes diferentes! E a gente ainda tem que lembrar a morfologia de cada uma dessas estruturas.

A parasitologia pode assustar os desavisados, com tantos parasitos, ciclos e métodos de diagnóstico diferentes. Imagina lembrar disso tudo na hora da prova?!

Mas, não é impossível. E, se você souber estudar da maneira correta, vai acabar achando fácil no final.

Por isso, trouxe algumas dicas que usava para estudar na época da faculdade para que vocês possam se dar bem nos estudos.

1 – Procure vídeos no YouTube


Em cada etapa do seu desenvolvimento, desde o ovo ou cisto até a forma adulta, a maioria dos parasitos passa por várias alterações de morfologia e também pode ter vários hospedeiros.

Entender essas formas diferentes e os seus respectivos nomes pode ser uma confusão. Ainda mais se você não tiver uma boa imaginação quando estiver lendo os livros.

Uma solução é procurar vídeos no YouTube sobre os ciclos dos parasitos que você está estudando. Sempre que visualizamos essas animações o entendimento fica muito melhor.

2 – Atlas de parasitologia


Outra forma de aprender é através do bom e velho atlas. Como a gente não tem um microscópio e lâminas positivas com os parasitos que estamos estudando, precisamos visualizá-los de outra maneira.

O bom do atlas é que a figura tem legenda e você pode associar o que você está vendo com a forma de escrever os nomes.

Se você não tiver como comprar um, na internet há várias opções de sites com as formas evolutivas dos principais parasitos de importância médica.

3 – Identifique as estruturas

Outra coisa que me ajudou bastante foi salvar as figuras no computador, dos parasitos que estava estudando na época, editá-las, apagando todos os nomes das estruturas, deixando apenas o espaço para ser completado.

Logo após, imprimia essas imagens (colorido) e tentava completá-las, escrevendo os nomes sem ajuda dos livros, depois conferia as respostas para ver se tinha acertado ou não. Abaixo um exemplo, para vocês terem um ideia melhor de como era.


4 – Faça esquemas ou mapa mentais


Ler é sempre bom. Mas apenas ler não é tão efetivo para aprendermos o conteúdo. Cada pessoa tem um jeito de estudar e aprender, a melhor forma é saber o que mais funciona com você.

Mesmo assim, fazer esquemas sobre o que você está estudando é uma maneira muito boa de fixar o conteúdo. O mesmo ocorre com mapas mentais.

Leia o capítulo e vá esquematizando as partes mais importantes. Desenhar também ajuda. Depois, você pode usá-los para revisar o conteúdo.

5 – Aulas extras no laboratório/Monitoria


Minha aula começava às 17 horas. Pelo menos duas vezes por semana eu chegava mais cedo e ia para o laboratório observar as lâminas. Quando tinha alguma dúvida perguntava aos monitores.

Muitos colegas esperavam alguns dias antes da prova para fazer isso, mas acabavam frustrados ao ver que vários outros alunos tiveram a mesma ideia e os laboratórios estavam lotados, inclusive com alunos de outros cursos, além de não existirem lâminas para todos estudarem ao mesmo tempo.

6 – (Bônus) Apostila de Parasitologia


A Apostila de Parasitologia tem como objetivo ajudar os estudantes e profissionais no estudo da parasitologia humana, principalmente a parte laboratorial.

Na apostila você encontra informações sobre os principais parasitos humanos, como morfologia, ciclo biológico e diagnóstico laboratorial, além de materiais complementares, como vídeos e imagens.

 A apostila é 100% digital e você pode estudar pelo seu dispositivo móvel, computador e até mesmo imprimi-la.

Valor: R$ 9,99

Pagamento  Aprovação do pagamento  E-mail enviado dentro de ~24 h

Mais detalhes:
Número de páginas: 74
Tamanho do arquivo: 4,07 MB
Formato do arquivo: PDF
Edição: 1ª
Ano: 2019
Idioma: Português

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |