Habilitações Biomédicas: Patologia Clínica (Análises Clínicas)

Por Brunno Câmara - segunda-feira, junho 19, 2017

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

As análises clínicas, ou patologia clínica, foi uma das primeiras áreas de atuação do biomédico, e continua sendo a principal.

Análises clínicas são os exames de laboratório que analisam fluidos biológicos do corpo humano, como sangue, urina, fezes, líquor cefalorraquidiano, líquido pleural, sêmen, escarro entre outros.

Quem faz as análises das substâncias presentes nesses fluidos é o analista clínico. Hoje, no Brasil, quem pode fazer análises clínicas são somente biomédicos, bioquímicos e biólogos.

Isso é feito dentro de laboratórios clínicos, a principal “casa” do biomédico. Esses laboratórios são divididos em seções/setores.

O biomédico é quem faz todas essas análises, ajudando o médico no diagnóstico das doenças. Além disso, confere e libera os resultados, e também realiza o controle de qualidade, assim como, pode ser o responsável técnico do laboratório e até mesmo o gerente ou dono.

Ouça o episódio #57 do Biomedcast e saiba mais sobre as análises clínicas:

Baixar mp3

Gostou? Curte aí a página do Biomedcast no Facebook: facebook.com/biomedcast

Clique aqui para ouvir no seu iPod, iPhone e iPad

Acesse o site: www.biomedcast.com

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao | WhatsApp |