Como é a seleção para a residência em Diagnóstico por Imagem do Hospital Sírio-Libanês
Por Brunno Câmara - quinta-feira, janeiro 31, 2019
Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:
- Hematologia básica clique aqui
- Anemias clique aqui
- Onco-hematologia clique aqui
- Interpretando o hemograma clique aqui
- Curso de Hematologia (10% off) clique aqui
- Preparatório de Análises Clínicas para Residência e Concurso clique aqui
Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.
Porém, toda vez que o edital é lançado, muitas pessoas vêm me procurar para saber como é o processo seletivo, pois ficam na dúvida se devem estudar apenas a parte de diagnóstico por imagem ou também as análises clínicas.
Então, conheci a Biomédica Mônica Díaz, que atualmente é residente lá, e pedi para ela algumas dicas sobre o processo seletivo.
O processo seletivo é dividido em 2 etapas.
Primeira etapa
Composta por uma prova objetiva com 75 questões de conhecimentos específicos e 25 questões de saúde coletiva. Todas de múltipla escolha.Essa fase tem peso 5 na nota final.
"Fiz a prova duas vezes, e as questões de conhecimentos específicos são assuntos de todas as disciplinas que vemos na graduação, desde imunologia, microbiologia, patologia, fisiologia, imagem, anatomia, bioquímica, farmacologia etc.", afirma Mônica.
Segundo ela, a prova é montada com base em um banco de dados que randomiza as questões, então realmente eles abordam tudo.
Na parte de saúde coletiva, por ser uma residência custeada pelo o PROADI, que faz parte do SUS, órgão publico, como muitas residencias por ai, cai também o que vemos na faculdade, leis, conceitos, etc.
As questões não ficam disponíveis em nenhum lugar, por que a prova é realizada num computador.
Segunda etapa
São classificados para essa fase os 18 primeiros candidatos, ou seja, três vezes o número de vagas, que atualmente é seis.A segunda etapa é composta pela prova prática (peso 4) e avaliação do currículo e entrevista (peso 1).
Segundo Mônica, "a prova prática, geralmente, são duas situações simuladas". E a cada ano a banca muda essas situações, por decisão da instituição, então não da pra dizer muito bem o que cai ou não.
Espero que tenha ajudado àqueles que irão fazer o processo seletivo. Agora já dá pra estudar tendo noção do que cai na prova.
Agradeço imensamente a Mônica, pela disposição em ajudar. Desejo muito sucesso na sua carreira!