Os dados do seu laboratório estão seguros?

Por Brunno Câmara - sexta-feira, outubro 25, 2019



📚🔬 Apostilas e Livro Digitais

Utilize nossas apostilas digitais como material complementar aos seus estudos - hematologia, uroanálise, parasitologia e líquor.

Vai estudar para um processo seletivo de concurso público ou residência multiprofissional? - Conheça nosso livro de questões comentadas



Gerir um laboratório clínico é uma tarefa complexa, pois além de toda a parte técnica que envolve a realização dos exames, há também a parte administrativa.

Nessa parte, um item essencial é o sistema utilizado para gerenciar todas as etapas envolvidas, como cadastro do paciente e seus exames, coleta e transporte de amostras, realização e liberação dos exames, além da parte de estoque e o financeiro.

Além de ser um sistema que seja ágil, prático e completo, ele deve garantir que todos os dados do laboratório permaneçam seguros.

Perigo

A segurança é um item crucial, que pode inclusive ser decisivo na hora de escolher qual sistema você irá implantar em seu laboratório.

Sistemas para laboratório clínico que utilizam um servidor local são mais vulneráveis à ataques e ameaças, pois a política de segurança utilizada normalmente possui baixo nível. Geralmente, o que mais dá brecha para vírus e hackers é a falta de atualização dos sistemas que rodam nos servidores.

Para citar um exemplo, muitas empresas estão sendo vítimas de “ransomware”, que é um tipo de malware que sequestra os dados do computador e exige dinheiro para devolver os arquivos. Um desses com bastante repercussão há um tempo foi o WannaCry.

Além de ameaças virtuais externas, servidores locais também podem estar sujeitos à problemas de infraestrutura, como falta de controle de temperatura adequado, falta de segurança física, ficando vulneráveis a roubos, incêndios, alagamentos, entre outros.

Imagine que por algum problema, como vírus ou roubo do computador utilizado como servidor, você perca todos os dados dos pacientes e também os resultados dos exames anteriores. Parece até filme de terror, mas isso tem acontecido com diversas empresas. Pense na dor de cabeça e gastos extras que virão.

Sistema em Nuvem

Uma forma de se prevenir contra esses possíveis problemas é escolhendo um Sistema em Nuvem para o seu laboratório. Esse tipo de sistema combina uma plataforma web com a Computação em Nuvem, ou seja, para acessar o sistema basta ter internet, podendo acessá-lo de qualquer lugar.

O Sistema em Nuvem traz o bom dos dois mundos, não precisa ser instalado no computador pois utiliza a plataforma web, bastando ter acesso à internet; e é seguro, pois utiliza servidores de grandes empresas como Google, IBM, Microsoft e Amazon.

Neste caso, o banco de dados e o próprio sistema irão rodar em uma central de processamento com uma enorme capacidade de processamento e flexibilidade para aumentar rapidamente conforme a sua necessidade, proporcionando muita rapidez, segurança e confiabilidade.

Além disso, o laboratório clínico não precisará se preocupar em manter um servidor próprio, atualizar sistema, nem ter a infraestrutura necessária para deixar o computador funcionando 24 horas por dia (energia, temperatura etc.).

É importante levar em conta a questão da segurança, pois imprevistos acontecem, e estar preparado é a melhor maneira de minimizar ou até mesmo eliminar possíveis prejuízos e transtornos.

VIDA - Sistema em Nuvem para Laboratórios

Se você ficou interessado em implantar essa tecnologia no seu laboratório, conheça o VIDA, pioneiro em sistema em nuvem para Laboratórios de Análises Clínicas. No mercado há 10 anos, ele atende laboratórios clínicos em todo o Brasil.

Além de minimizar possíveis problemas com segurança e proteger seu banco de dados, com o VIDA você terá mais praticidade na hora de gerir seu laboratório, desde a recepção até o faturamento. O VIDA possui tudo que o seu laboratório precisa, integrações com laboratórios de apoio, integrações para autorizações com convênios, rastreabilidade completa, faturamento TISS, comunicação SMS e Email com os pacientes e muito mais.


Esse post tem o oferecimento de VIDA - Software para Laboratório de Análises Clínicas. Um sistema 100% web, em nuvem, disponível em qualquer lugar, para gerenciar todas as partes do laboratório clínico, desde a recepção, passando pela área técnica, até a gestão e faturamento. Conheça mais em www.sisvida.com.br

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (área de concentração: virologia). Coordenador e docente do curso de pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da AGD Cursos. Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| @biomedicinapadrao | LinkedIn | Lattes |