Tudo o que o Biomédico precisa saber sobre o Clearance (depuração) de creatinina

Por Brunno Câmara - quinta-feira, outubro 24, 2019



📚🔬 Apostilas e Livro Digitais

Utilize nossas apostilas digitais como material complementar aos seus estudos - hematologia, uroanálise, parasitologia e líquor.

Vai estudar para um processo seletivo de concurso público ou residência multiprofissional? - Conheça nosso livro de questões comentadas



A avaliação precisa da função renal é muito importante. Isso pode predizer uma progressão da doença renal e prevenir níveis de medicamentos tóxicos no corpo.

O que é depuração (inglês: clearance)

É a atividade de limpeza ou exclusão de substâncias indesejáveis.

No nosso corpo, o principal órgão responsável por filtrar o sangue e retirar essas substâncias é o rim.

Taxa de filtração glomerular (TFG)

A TFG é a determinação do volume filtrado de uma determinada substância nos capilares do glomérulo e na cápsula de Bowman por unidade de tempo.

Essa substância deve ter as seguintes características:

  • Concentração estável no plasma;
  • Fisiologicamente inerte;
  • Filtrada livremente nos glomérulos;
  • Não pode ser reabsorvida;
  • Não pode ser secretada;
  • Não pode ser sintetizada ou metabolizada pelo rim.

Se a substância tiver essas características, então a sua quantidade filtrada no glomérulo é igual à sua quantidade excretada na urina. Ou seja, tudo o que foi filtrado sai na urina e nada volta para o plasma.





Fórmula

A concentração urinária dessa substância multiplicada pelo fluxo de urina é igual a sua massa excretada durante a coleta de urina.

Essa massa dividida pela concentração plasmática da substância é equivalente ao volume de plasma do qual a massa foi originalmente filtrada.

Colocando essas informações em uma fórmula, temos:

TFG = substância na urina (mg/dL) × fluxo urinário (mL/min) ÷ substância no plasma (mg/dL)

A taxa de filtração glomerular é geralmente expressa em volume por tempo = mL/min.

O tamanho dos rins e a TFG são proporcionais ao tamanho do corpo. Então, é necessário ajustar a depuração de acordo com uma área de superfície corporal padrão de 1,73 m². Para isso, é necessário saber o peso e altura do paciente.

Avaliação laboratorial da TFG

O padrão-ouro para a avaliação da TFG envolve a injeção de inulina (polissacarídeo de frutose) e sua depuração pelos rins. Porém, o uso da inulina é um procedimento invasivo, demorado e caro.

De forma alternativa, a creatinina sérica e urinária é comumente a substância utilizada para a estimação da taxa de filtração glomerular.

Creatinina

A creatinina é o produto da ingestão de carnes e de creatina encontrada no músculo esquelético. Sua produção é dependente da massa muscular do indivíduo.

A taxa de depuração/clearance de creatinina se aproxima da TFG visto que a creatinina é livremente filtrada nos glomérulos e produzida de forma endógena a uma taxa constante.

Quanto maior a quantidade de creatinina do plasma, menor será o valor da TFG. Ou seja, se o rim não estiver funcionando, a creatinina não será filtrada e se acumulará no sangue. Sua quantidade na urina será menor.

Porém, ela também é secretada pelos capilares peritubulares, fazendo com que a depuração/clearance de creatinina superestime a taxa de filtração glomerular em aproximadamente 10-20%.

Apesar disso, a depuração da creatinina é um método aceito para a valiar a TFG devido à maior facilidade em sua execução.

Interferentes

A concentração de creatinina sofre interferência de:
  • Idade;
  • Sexo;
  • Atividade física;
  • Certos medicamentos;
  • Massa muscular;
  • Estado nutricional;
  • Ingestão de carne.

Tipos de amostras

Tanto sangue quanto urina são necessários para determinar a depuração de creatinina.

Sangue: tanto plasma quanto soro podem ser utilizados para a dosagem da creatinina.

Urina: deve ser coletada a urina de 24 horas.

A coleta de sangue deve ser feita dentro das 24 horas da coleta de urina.

Planilha

Estou disponibilizando uma planilha do Excel, que faz todos os cálculos da depuração da creatinina em urina de 24 horas, caso você queira deixar salva no computador do seu laboratório.

Baixar planilha de depuração de creatinina

Valores de referência

Valores de referência para depuração de creatinina com urina de 24 horas e correção pela superfície corporal:

  • Crianças: 70-140 mL/min/1,73 m²
  • Homens: 85-125 mL/min/1,73 m²
  • Mulheres: 75-115 mL/min/1,73 m²

Lembrando que valores de referência podem variar de acordo com a população estudada e metodologias utilizadas. O recomendado é cada laboratório estipular seus próprios valores.


Taxa de filtração glomerular ESTIMADA

Depuração de creatinina estimada

Existe a possibilidade de estimar a TFG somente dosando a creatinina sérica, sem coletar a urina. Porém, qualquer alteração dos resultados, e dependendo da clínica do paciente, o médico deve solicitar a depuração de creatinina verdadeira.

Para essa estimativa, existe a fórmula de Cockcroft-Gault que usa peso (kg) e sexo do paciente para predizer a taxa de depuração da creatinina.

A fórmula é a seguinte:

DpCe = (140 – idade) × massa (kg) × [0,85 se feminino] ÷ 72 × [creatinina sérica (mg/dL)]

DpCe: Depuração de Creatinina Estimada.


Outras fórmulas

Fórmulas que utilizam as variáveis que influenciam a TFG podem fornecer algum grau variável de precisão na estimativa da TFG.

Uma delas é a MDRD (Modification of Diet in Renal Disease Study Group) que utiliza quatro variáveis: creatinina sérica, idade, etnia e níveis de albumina.

Outra fórmula é a CKD-EPI (Chronic Kidney Disease Epidemiology Collaboration) que utiliza os seguintes parâmetros: idade, etnia, sexo e creatinina sérica.

Em crianças, a fórmula Schwartz é indicada para estimar a TFG. Ela utiliza a creatinina sérica e a altura (cm) da criança.

Na prática clínica, a fórmula mais recomendada para estimar a TFG é a CKD-EPI (ver calculadoras online abaixo).

Exemplos

Um paciente masculino de 29 anos não-afrodescendente com creatinina sérica de 1,0 mg/dL terá uma TFG estimada de:

  • 123,33 mL/min pela Cockcroft-Gault;
  • 101,3 mL/min/1,73 m² pela CKD-EPI;
  • 93,9 mL/min/1,73 m² pela MDRD.

Valores de referência 

Valores de referência para TFG estimada:

  • Adultos (≥18 anos): superior a 90 mL/min/1,73 m².

Calculadoras online

Fórmula Cockcroft-Gault - link
Fórmula MDRD (adultos) - link
Fórmula CKD-EPI (adultos) - link
Fórmula Schwartz (crianças) - link

Você também encontra outras calculadoras no website da Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Referências

Burtis Burtis, Ted Burns. Tietz Fundamentals of Clinical Chemistry. Elsevier.

The CKD-EPI was derived and validated by Levey et al. A New Equation to Estimate Glomerular Filtration Rate. Ann Intern Med. 2009;150:604-612.

Shahbaz H, Gupta M. Creatinine Clearance. [Updated 2019 Jul 5]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2019 Jan.

Laboratório Hermes Pardini.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (área de concentração: virologia). Coordenador e docente do curso de pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da AGD Cursos. Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| @biomedicinapadrao | LinkedIn | Lattes |